Pererê - da mata ao mito : a ética indígena e o espírito do populismo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorViana, Milton Cabral-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Sidney Valadares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:57:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:57:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
Data de envio: dc.date.issued1977-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37591-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896155-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação, 1977.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se constitui em uma das possíveis (entre as inúmeras) abordagens do discurso das histórias em quadrinhos. Foi elaborado paulatinamente ao longo de alguns meses de estudos, pesquisa e teste na prática do discurso, dos conceitos que são discutidos e apresentados senão como suficientes, pelo menos como os acessíveis à realidade dos recursos bibliográficos existentes e/ou disponíveis. É assim que a (possível) fragilidade no desvendamento dos traços ideológicos não pode ser creditada tão somente ao nível de abordagem utilizado e à própria ineficiência da Semiologia ou da Análise Psicanalítica: deve-se levar em conta ainda, a sobrevivência das proposições teóricas no momento histórico atual. Querer buscar unicamente no Significante e/ou no Significado a racionalidade do discurso - como se eles apenas viessem a se constituir no órgão reprodutor da significação — é procurar reduzir a categorias lógicas o que não pode ser caracterizado a partir do "fechamento do universo da locução" (Marcuse) em que vem se constituir uma "possível” racionalidade discursiva. E essa pretensa racionalidade é tanto mais iluminista quanto mais se pretenda no discurso da Humanidade - que é o da produção - caracterizar a priori o seu método de abordagem, o seu "abre-te, Sésamo". Eis que o como prosseguir deve surgir de uma existência prática do discurso. É só a partir de sua realidade empírica que se poderá "descobrir" categorias de análise aplicáveis ao seu desvendamento. Desse modo, a análise da ideologia retoma a especificidade de cada discurso no que tem de semelhante (a possibilidade de desvendamento de traços dominantes) e no que tem de diferente (a manifestação ideológica de cada discurso em particular). Cada busca nesse sentido é uma tentativa que não pode servir de modelo a outros trabalhos congêneres, uma vez que a manifestação ideológica não se define a partir da classificação de seus traços em um modelo pré-estabelecido. A produção final do documento teve de sofrer uma forma especial de paginação, uma vez que se procurou anexar alguns fotogramas recortados das revistas como material elucidativo. Vai-se encontrar, portanto, uma "leitura" a moda brechtiana, em que a análise apresentada é colocada sempre à direita dos textos analisados.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectPopulismo-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica indígena-
Palavras-chave: dc.subjectFolclore-
Título: dc.titlePererê - da mata ao mito : a ética indígena e o espírito do populismo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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