O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFeitosa, Lígia Rocha Cavalcante-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Claisy Maria Marinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:56:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:56:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33433-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896049-
Descrição: dc.descriptionOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica.-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology offer courses for vocational training from secondary school to post graduation. And they also offer teacher training courses. In this context, the transformations on the vocational training, the students’ opportunities to choose different trajectories in their training and the academic community’s engagement in the educational process became subjects of the School Psychology. This study –a qualitative one– analyze school psychologists’ performance at a specific Federal Institute. The results revealed that the research participants have a generalist background in Psychology and graduate studies in Psychology and Education. It can be concluded that, because of such background, the participants performance was generally focused on support to the teaching and learning processes. On the other hand, some reports showed the participants intention to propose actions related, to some extent, to the Critical School Psychology approach.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos de Psicologia (Campinas) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. (CC - BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissionalizante-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia escolar-
Título: dc.titleO papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar-
Título: dc.titleThe role of the psychologist in vocational and technological education: Contributions of school psychology-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.