Contribuições ao estudo da diversidade cultural na educação superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares Neto, Joaquim José-
Autor(es): dc.contributorLuciano, Gersem José dos Santos-
Autor(es): dc.creatorCesar, Layla Jorge Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:56:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:56:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39351-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896046-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo observar, a partir da experiência do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT) da Universidade de Brasília (UnB), como se desenvolvem as práticas de um programa de educação intercultural de pós-graduação, considerando os limites que o exercício da interculturalidade encontra no conflito com os modelos institucionais dominantes. O MESPT é um programa interétnico e multicultural voltado para o acesso de estudantes indígenas, quilombolas e membros de comunidades tradicionais. O elemento central desta análise é a ideia de raça, criada como instrumento simbólico de legitimação da violência colonizatória e imposta a partir de então como critério básico de classificação da população em todas as sociedades alcançadas pelo capitalismo moderno. A educação intercultural é percebida, sob esta perspectiva, como uma ferramenta de combate ao racismo, em suas manifestações epistêmicas e institucionais. A metodologia de pesquisa adotada foi a análise situacional, compreendendo variados métodos de coleta de dados primários e secundários. Como resultado, a pesquisa aponta que o MESPT experimenta uma série de limites ao seu desenvolvimento, relacionadas aos aspectos institucionais que a universidade impõe, como a própria estrutura física e normativa da instituição, ou as práticas pedagógicas e organizacionais estabelecidas. Há, todavia, uma grande disposição por parte das/os participantes do programa, docentes e discentes, em forçar estes limites institucionais e criar um ambiente propício ao diálogo entre saberes. Sobretudo, há o protagonismo das/os estudantes indígenas, quilombolas e membros de comunidades tradicionais, que direcionam o processo de construção da interculturalidade, apresentando suas demandas e aportando novos conteúdos para a academia.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to observe the practical development of a postgraduate intercultural education programme, considering the limits that the institutional structures of the university pose to the exercise of interculturality. The study is based on the experience of the masters programme in Sustainability for Traditional Peoples and Lands (MESPT), at the University of Brasília (UnB). MESPT is an inter-ethnic and multicultural programme directed at students from indigenous, quilombola and other traditional communities. The central element of this analysis is the idea of race as a symbolic instrument created for legitimising the violence of colonisation, and later imposed as the basic criterion for classifying the population in all societies reached by modern capitalism. Intercultural education, in this context, can be seen as a tool to combat racism in its epistemic and institutional manifestations. The methodology adopted was situational analysis, comprising various methods of primary and secondary data collection. As a result, the research points out that MESPT faces a great number of limits to its development, in terms of the institution's physical and normative structure, as well as organizational and pedagogical practices. There is, however, a strong willingness on the part of the programme participants, teachers and students, to push these institutional boundaries and create an enabling environment for dialogue between different knowledge sources. Above all, there is the protagonism of indigenous, quilombolas and members of traditional communities, who direct the process of building interculturality, presenting their demands and bringing new content to academia.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectPós-graduação-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade cultural-
Título: dc.titleContribuições ao estudo da diversidade cultural na educação superior-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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