Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Lurian José Reis da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Tereza Reis da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:56:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:56:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48467 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/2175-6236116429vs02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4149-680X | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-8204-0732 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896016 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem por objetivo visibilizar as memórias de musicistas negros acerca de suas trajetórias formativas no pós-abolição carioca (1890-1930). A partir da análise de entrevistas orais do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS), procura-se mostrar os valores e saberes que tais musicistas consideravam importantes para a sua formação e a maneira como entenderam e viveram a educação. Focalizamos as estratégias empreendidas para acessar a escola e os conhecimentos formais, situando suas experiências nos debates historiográficos sobre educação escolar e sublinhando a agência da população negra. Nossa análise constata que tais sujeitos foram relativamente exitosos em suas tentativas de aquisição de saberes escolares, mesmo quando a escola não esteve ao seu alcance, e jamais ignoraram a importância de tais saberes. Também evidenciamos a operação de poderosas barreiras socioraciais ao acesso e permanência desses musicistas na escola. | - |
Descrição: dc.description | This paper seeks to construct visibility to black musicians’ memories about their own formative trajectories in post abolition Rio de Janeiro (1890-1930). Analyzing oral interviews from Museum of Image and Sound of Rio de Janeiro, we show some values and knowledges which those musicians considered important for their formation, as well as their comprehension and experiences of education. We focus on the strategies they used to access school and formal knowledge, their intellectual protagonism in this process, and situate their thoughts and experiences in the historiographic debates on school education in post-abolition Rio. The analysis shows: that these subjects were relatively successful in their attempts to acquire school knowledges even without having broad access to schools and that they never ignored the importance of such knowledge. It also presents evidence of enormous inequalities and racial barriers to their access to formal education. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licen ça Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http:// creativecommons.org/licenses/by/4.0>. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-abolição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musicistas negros | - |
Título: dc.title | Trajetórias formativas de musicistas negros no pós-abolição (1890-1930) | - |
Título: dc.title | Formative trajectories of black musicians in post-abolition (1890-1930) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: