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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cyntrão, Sylvia Helena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:56:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:56:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3610 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895977 | - |
| Descrição: dc.description | Definida como uma forma de cultura que amplia a compreensão da contemporaneidade e dos signos da mundialização nos processos de construcao da nacionalidade brasileira, a canção popular apresenta-se como um sistema de significações para o qual convergem e de onde partem os sentidos sociologicos e culturais lato sensu de um modo de vida urbano geracional. A andlise estetica das letras compostas por icones da cancao brasileira das decadas de 1970/80, e do inicio da decada de 1990, incorpora tais informações simbólicas presentes nos signos, com o intuito de nelas ressaltar a presença e a recorrencia de um idedrio mitopoetico socialmente tematizado, que e ressignificado em centros geogrdficos diversificados.Tal diversidade sera produto da dissondncia das experiencias do sujeito contempordneo. O rap, o movimento Mangue Beat de Chico Science, ofunk e tantasformas diferenciadas de expressdo musical sao seus parceiros. Esse conjunto plural e solidario a um fenômeno cultural chamado "dissemiNação"-vocdbulo cunhado por Homi Bhabha- que e o processo de estilhaçamento da Nação, fazendo-a multipla, com variados centros. Vista em perspectiva historica, como acumulo do processo disseminativo dos ultimos 40 anos, a cancao hoje aparece como um espaqo de desconstrução de um conceito de nacao unitária. A consciencia dessa voz disseminadora e a grande novidade da canção. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | Defined as one culture form that extends the understanding of the contemporary signs of the globalization of the Brazilian nationality, the popular song is presented as a system of meanings to which they converge and of where they break the sociological and cultural directions in a way of geracional urban life. The diversity of manifestations will be product of the experiences of the contemporary subjects. This plural set is solidary to a cultural phenomenon call "dissemination" by Homi Bhabha, that is the process of shattering of the Nation, making it multiple, with varied centers. Historical perspective sight, the song today appears as a space of desconstruction of a single nation concept. The conscience of this disseminating voice is the great newness of the song. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poesia contemporânea | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura nacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canção popular | - |
| Título: dc.title | Literatura e canção brasileira contemporânea : a ressemiotização do ideário nacionalista | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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