A agricultura familiar e a construção social de mercados em assentamentos rurais do Município de Mambaí, Nordeste de Goiás

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSabourin, Eric Pierre-
Autor(es): dc.creatorAveline, Igor Amaury-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:56:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:56:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21797-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895962-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2016.-
Descrição: dc.descriptionO município de Mambaí, localizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho, no nordeste do estado de Goiás, Brasil, abriga seis assentamentos rurais da reforma agrária, correspondendo a um total de 313 famílias. Apesar do contexto de pobreza, ausência de apoio do poder público e da tendência à precarização da vida nos assentamentos, vários de seus agricultores familiares têm estruturado diferentes estratégias de comercialização da produção agrícola e extrativista. A pesquisa propõe analisar o processo de construção social dos mercados destes atores e caracterizar o papel das relações de reciprocidade na construção e sustentação de cada estratégia comercial identificada. A metodologia associou análises bibliográficas e documentais, entrevistas semi-estruturadas e abertas e observações participantes. Identificamos diversas formas comerciais desenvolvidas pelos agricultores assentados na região. Os resultados indicam que cada uma das formas comerciais são mobilizadas por diferentes práticas de ajuda mútua, de trocas não monetárias, de repartição de produtos e de compartilhamento de recursos (saberes, expectativas, excedentes etc). Estas práticas cumprem diferentes papéis, em particular nas diversas formas de venda direta, permitindo o diálogo e a partilha de informações, gerando interconhecimento, respeito mútuo, simpatia ou amizade e confiança. A empatia mútua gerada por estas relações induzem a geração de valores afetivos e éticos entre produtor e cliente e, progressivamente, a fidelização da relação de troca mercantil e a reprodução de solidariedades, tendendo a um equilíbrio nas relações de troca. Concluiu-se que essas relações, práticas e valores contribuem de forma incisiva na sustentação das estratégias de comercialização dos agricultores pesquisados.-
Descrição: dc.descriptionThe municipality of Mambaí, located inside the Environmental Protection Area (APA) Nascentes do Rio Vermelho, in the northeastern state of Goiás, Brazil, host six rural settlements of policy agrarian reform, housing 313 families. Despite the context of poverty, lack of government support and the trend towards precariousness of life in these settlements, several family farmers have structured different marketing strategies of production, agricultural and extractive. The research aims to analyze the process of social construction of markets for these actors and characterize the role of practices and relations of reciprocity in building and sustaining each identified business strategy. We identified several commercial forms developed by the settled farmers in the area studied. The main results indicate that each of commercial forms are mobilized by different mutual aid practices, nonmonetary exchanges, sharing of goods and resources (knowledge, expectations, surplus etc.). These practices fulfill different roles, in particular in the various forms of direct sales, allowing dialogue and sharing information, generating inter-knowledge, mutual respect, sympathy or friendship and trust. Mutual empathy generated, by these relations, induce the generation of affective and ethical values between producer and customer, and gradually the loyalty of exchange relationship and reproduction of solidarity, tending to a balance in terms of trade. The research concludes that these relationships, practices and values contribute incisively to support of the marketing strategies of the farmers surveyed.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Desenvolvimento Sustentável-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar - Goiás (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução social de mercados-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da reciprocidade-
Título: dc.titleA agricultura familiar e a construção social de mercados em assentamentos rurais do Município de Mambaí, Nordeste de Goiás-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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