Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira-Castro Neto, Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Caldas, Luíza Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:56:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:56:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38135 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895897 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019. | - |
Descrição: dc.description | A ascensão da Economia Comportamental em muito se deve aos novos tratamentos propostos ao conceito de racionalidade econômica. Como objetivo, o presente estudo buscou compreender a racionalidade de escolhas econômicas de investimento em títulos públicos à luz do arcabouço de normas sociais e reforços informativos. Para isso, investigou-se o efeito da apresentação de instruções e regras sobre de taxas de inflação e juros em escolhas de investimento de títulos públicos, em uma tarefa de desconto temporal com estudantes de graduação. O segundo objetivo desta pesquisa consistiu em verificar a existência de correlação entre o nível de educação financeira dos participantes e sua taxa de desconto temporal. Para isso, a pesquisa foi dividida em duas fases. Na primeira fase mediu-se o nível de educação financeira dos indivíduos, juntamente com a primeira tarefa de desconto temporal. Na segunda fase, os participantes assistiram à um vídeo sobre investimentos no Tesouro Direto e responderam novamente à uma tarefa de desconto temporal. Os resultados obtidos indicam que os dados de desconto temporal se ajustaram melhor à função hiperbólica do que à função exponencial, em consonância com a literatura comportamental. As taxas de desconto e correlações encontradas apontam para relevância da história de reforçamento por consequências informativas, isto é, aquelas que derivam de controle e feedback social, no comportamento tipicamente econômico, além de sensibilidade a normas sociais. | - |
Descrição: dc.description | Behavioral Economics has largely risen thanks to the new approaches on economic rationality. This study has sought to understand rationality on investment choices on public bonds according to the theoretical perspective of social norms and informational reinforcements. In order to do so, one of the objectives of this research was to investigate the effects of instructions and rules aboutinflation and interest rates on investment choices of public bonds. Such inquire was performed with a temporal discount task with undergraduate students. The second objective of this research was to verify the existence of correlation between participants’ financial education and their temporal discount rate. The research was divided into two stages. In the first stage, subjects’ financial education was measured, along with the first temporal discount task. In the second stage, participants watched a video about investments in the Brazilian Public Bonds Program and answered another temporal discount task. The results indicate that the hyperbolic function provides better fit to discounted data, as described in the behavioral literature. Also, discount rates and data correlations indicate relevance of the history of reinforcement due to informational consequences on typical economic behavior, those controlled by social feedback, as well as sensitivity to social norms. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normas sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desconto temporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Títulos públicos e reforço informativo | - |
Título: dc.title | Efeitos de exposição a normas sociais econômicas em escolhas intertemporais de investimento com títulos públicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: