Acessibilidade e usabilidade em curso online : um desafio para as escolas de governo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Amaralina Miranda de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Simone Moreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:56:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:56:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20761-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20761-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895852-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.-
Descrição: dc.descriptionFrenteà constatação de que existem aproximadamente 45,6 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, vários deles servidores públicos, somado ao reconhecimento de que a Educação é para todos, foi realizada a presente pesquisa,de caráterqualitativa, por meio de estudo de caso em pesquisa participante, de um curso oferecido online por uma escola de governo. Inspirado por uma concepção filosófica reivindicatória/participatória, o estudo tevepor objetivo analisar as condições de acessibilidade de um curso oferecido online por uma escola de governo no Distrito Federal, por meio da percepção de pessoas cegas e de pessoas surdas. Para isso, foram utilizadas estratégiasque permitiram a triangulação de dados, como análise documental, entrevista semiestruturada eobservação. Os dados foram analisados e interpretados de acordo com as áreas e diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Governo Eletrônico brasileiro para adaptação de conteúdos digitais no governo federal de modo a promover o acesso a todas as pessoas. Como principais resultados desse estudo, constatou-se que, mesmo após a análise do ambiente virtual e a intervenção com aplicação de melhorias, os sujeitos cegos ainda enfrentavam algumas dificuldades de acessibilidade e de usabilidade; somente por meio da participação direta de pessoas com necessidades específicas na avaliação do curso, é possível identificar todas as falhas a serem sanadas; cuidados com acessibilidade e usabilidade beneficiam a todas as pessoas e não somente àqueles que demandam atendimentos específicos.-
Descrição: dc.descriptionFacing the fact that there are approximately 45.6 million Brazilians with some kind of disability, many of them public agents, and also the recognition that education must be offered for all, this research was carried out, with a qualitative character through a study case and participatory research concerning an online course offered by a school of government. Inspired by a vindicatory/ participatory philosophical conception, the study aimed to analyze the conditions of accessibility of an online course offered by a school of government in Brasília, Distrito Federal, through the perception of blind and deaf subjects.With this objective, strategies have been used to permit triangulation of data such as documents analysis, semi-structured interview and observation. The data were analyzed and interpreted according to the areas and guidelines established by the Brazilian Electronic Government Department for adaptation of digital content in the federal government in order to promote access to all. As main results of this study, it was found that even after the analysis of the virtual environment and the implementation of improvements, the blind subjects still faced some difficulties of accessibility and usability; only through the direct participation of people with special needs in evaluation of the courseit is possible to identify any faults to be remedied; care accessibility and usability do benefit all people and not only those that require specific care.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectUsabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes - educação-
Título: dc.titleAcessibilidade e usabilidade em curso online : um desafio para as escolas de governo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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