
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Caribe, Rita de Cássia do Vale | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:56:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:56:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43921 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2511 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895799 | - |
| Descrição: dc.description | Pesquisas de opinião sobre percepção pública da ciência realizadas no Brasil identificaram que as bibliotecas são vistas pela sociedade como espaços de divulgação científica como os museus de ciências, zoológicos, exposições, planetários. Neste estudo a literatura foi analisada com o objetivo de identificar um referencial teórico clássico, que pudesse apoiar a ampliação das atividades das bibliotecas especializadas. Estudadas as relações existentes entre a sociedade e a ciência e tecnologia, ressaltando as influências que exercem entre si; os aspectos relativos à comunicação científica para o público leigo; os conceitos de biblioteca especializada e suas diferentes denominações que variam conforme o nível de análise e síntese dedicado à informação. Considerando que os objetivos das bibliotecas especializadas devem estar em sintonia e sincronia com a missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização à qual pertence, estes conceitos foram revisitados, destacando a responsabilidade social que, na sociedade competitiva e globalizada, passou a ser uma premissa para o êxito das organizações. À luz desse referencial teórico buscou-se ilustrar com o caso real,do Instituto Vital Brazil, cuja biblioteca, que se caracteriza como especializada, em perfeita harmonia com a organização, vem desenvolvendo diversas atividades junto ao público externo, levando informação científica ao público leigo. | - |
| Descrição: dc.description | Opinion polls on public perception of science conducted in Brazil found that libraries are seen by society as science communication spaces as science museums, zoos, exhibitions, planetary. In this study the literature was analyzed to identify a theoretical framework that could support the expansion of activities of the specialized libraries. The relationship between society and science and technology were studied, highlighting the influences that exert one to each other; the aspects of scientific communication to the lay public; the special libraries concepts and their different denominations ranging as the level of analysis and synthesis dedicated to information. Whereas the objectives of the specialized libraries must be in tune and sync with the mission, vision and strategic objectives of the organization to which it belongs,these concepts were revisited, highlighting the social responsibility in competitive and globalized society, became a premise for the success of organizations. Considering this theoretical framework we tried to illustrate with a real case, the Institute Vital Brazil, whose library, which is characterized as special library, in perfect harmony with the organization, has developed several activities with the external public, leading scientific information to the lay public. | - |
| Descrição: dc.description | Las encuestas de opinión sobre la percepción pública de la ciencia realizadas en Brasil encontraron que las bibliotecas son vistas por la sociedad como espacios de comunicación científica como museos de ciencias, parques zoológicos, exposiciones, planetaria. En este estudio se analizó la literatura con el fin de identificar un marco teórico que podría apoyar la expansión de las actividades de las bibliotecas especializadas.Estudiado la relación entre la sociedad y la ciencia y la tecnología, destacando las influencias que ejercen entre sí; los aspectos de la comunicación de la ciencia al público RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., ISSN 1983-5213, Brasília, v. 10, n. 1, p. 185 -203,jan. /jul.2017.186en general; los conceptos de biblioteca especializada y sus diferentes denominaciones que varíanconformeel nivel de análisis y síntesis dedicado a la información. Considerando quelosobjetivosde las bibliotecas especializadas deben estar en sintonía y sincronía con la misión, visión y objetivos estratégicos de la organización a la que pertenece, estos conceptos fueron revisitados, destacando la responsabilidad social en la sociedad competitiva y globalizada, se convirtió en una premisa para el éxito de las organizaciones.A la luz de este marco teórico hemos tratado de ilustrar con un caso real, el Instituto Vital Brazil, cuya biblioteca, que se caracteriza por ser especializada, en perfecta armonía con la organización, ha desarrollado varias actividades con el público externo, lo que lleva la información científica para el público lego. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2511. Acesso em: 3 fev. 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas especializadas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social | - |
| Título: dc.title | A biblioteca especializada e o seu papel na comunicação científica para o público leigo | - |
| Título: dc.title | Special library and its role in scientific communication for lay public | - |
| Título: dc.title | La biblioteca especializada y su papel en la comunicación científica para publico lego | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: