Práticas pedagógicas de professores das salas de recursos de Altas Habilidades/ Superdotação do Distrito Federal segundo a teoria de Joseph Renzulli

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Geraldo Eustáquio-
Autor(es): dc.contributormailto:karla_arthur@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorSantos, Karla Vanessa Gomes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:55:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:55:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39980-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895702-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.-
Descrição: dc.descriptionA presente Dissertação de Mestrado foca em investigar as práticas pedagógicas de professores de salas de recursos de Altas Habilidades/Superdotação que atuam com estudantes da área acadêmica do segundo ciclo da Educação Básica do Distrito Federal. Dessa forma, buscou-se realizar uma triangulação entre políticas públicas, estudantes que apresentam comportamento de Altas Habilidades/Superdotação e as práticas pedagógicas dos professores que atuam nas salas de recursos para esses estudantes segundo a Teoria de Joseph Renzulli. Como pressuposto básico desta dissertação, defendemos a educação como direito humano e que a inclusão deve ser pensada dentro de um projeto de educação crítica que considera todos os sujeitos que, de alguma forma, foram excluídos ou marginalizados. Propomos a educação inclusiva como um projeto de educação crítica que almeja alcançar uma educação igualitária, democrática e que respeita a diversidade. O método de estruturação escolhido para delinear a pesquisa foi o multipaper. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se um desenho geral da pesquisa. No capítulo II é apresentada uma pesquisa documental e análise documental. Nos capítulos III e IV são apresentados resultados da pesquisa de campo cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário. Por fim, no capítulo V, são apresentadas as considerações finais.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis master's dissertation had as the main focus the “Investigation of pedagogical practices of resource rooms teachers in the context of high abilities/giftedness students from elementary school in the Federal District. Thus, we sought to triangulate public policies, high abilities/gifted students and the pedagogical practices of resource rooms teachers according to Joseph Renzulli’s Theory. As a background, we defend education as a human right and the practice of inclusion should be thought within a critical education project that considers all the subjects who were, somehow, excluded or marginalized. We propose inclusive education as a critical education project that aims to achieve an egalitarian and democratic education that respects diversity. The structuring method chosen to outline the research was the multipaper format. This research, with a qualitative approach and applied nature, is organized in five chapters. The first chapter presents an overview of the research design. Chapter II presents documentary research and document analysis. Chapters III and IV present results of the field research whose data collection instrument was a questionnaire. Finally, in chapter V, the final considerations are presented.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializado-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectRenzulli, Joseph, 1936- crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotação-
Título: dc.titlePráticas pedagógicas de professores das salas de recursos de Altas Habilidades/ Superdotação do Distrito Federal segundo a teoria de Joseph Renzulli-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.