Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, José Mauro Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | joao.rafael@edu.se.df.gov.br | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, João Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:55:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:55:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39752 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895673 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa se inscreve no panorama das vinculações existentes entre o audiovisual e a educação a partir de uma perspectiva que compreende a inserção da referida linguagem nos contextos de ensino, como gesto de criação. Diante do desafio de pensar essa questão, a intervenção pedagógica emergiu como condição indispensável para consubstanciar adequadamente as reflexões que a própria investigação almejava. Para tanto, esta estratégia contou com a participação de seis estudantes de 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, e seu o foco estava na realização de um filme, sob a mediação do pesquisador, com o objetivo de aprofundar as reflexões advindas das práticas pedagógicas em percursos de criação fílmica no ambiente escolar. Ancorada no sentido da experiência e na perspectiva metodológica da narrativa, a presente investigação privilegiou os relatos pessoais dos colaboradores, suas histórias de vida e os imbricamentos dessas vivências com a criação e invenção do filme. O caminho percorrido pela pesquisa sugere apontamentos importantes, dentre os quais, um deles refere-se ao caráter indissociável entre o fazer e o assistir; nesse sentido, a ampliação de repertório na linguagem audiovisual se coloca como condição basilar para estudantes e educadores. Outro aspecto indica a necessidade de se estabelecerem relações mais horizontalizadas entre o educador e os estudantes, práticas pedagógicas que privilegiem a escuta, a indagação e a provocação, se necessário. Esta conduta de invenção fílmica gerou narrativas híbridas, que se constituíram tendo como ponto de partida discussões de temáticas importantes para a coletividade, tendo a linguagem audiovisual como forma de expressão | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This research is part of a range of the existing links between audiovisual and education from a perspective that includes the insertion of that language in teaching contexts, as a gesture of creation. In the face of the challenge of thinking about this issue, the pedagogical intervention emerged as an indispensable condition to adequately substantiate the reflections that the investigation itself sought. On that account, this strategy counted on the participation of six 1st year students from a local high school called Centro de Ensino Médio Elefante Branco, and whose focus was making a film, under the researcher's mediation, with the aim of deepening the reflections based upon pedagogical practices in filmmaking paths in the school environment. Anchored in the sense of experience and in the methodological perspective of the narrative, the present investigation privileged the personal reports of the collaborators, their life stories and the overlap of these experiences with the creation and invention of the film. The path taken by the research suggests important notes, among which, one of them refers to the inseparable character between doing and watching; in this sense, the expansion of the repertoire in the audiovisual language is a basic condition for students and educators. Another aspect indicates the need to establish more horizontal relations between the educator and the students, pedagogical practices that privilege listening, inquiry and provocation, if necessary. The conduct of filmic invention generated hybrid narratives, which were formed based on discussions of important themes for the community, using audiovisual language as a form of expression | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação artística (Ensino médio) - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação artística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filmes cinematográficos | - |
Título: dc.title | A criação de filmes na escola : narrativas de si nas imagens em movimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: