Do romance ao teatro : a teatralidade como recurso para a representação na obra de Sérgio Sant’Anna

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, André Luís-
Autor(es): dc.creatorValério, Gleiser Mateus Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:55:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:55:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2008-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1204-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895584-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.-
Descrição: dc.descriptionAo ler a narrativa brasileira contemporânea temos a impressão de que o terreno em que estamos encontra-se cada vez mais escorregadio. Os autores buscam exprimir a dificuldade de escrever por meio de obras que se mostram menos lineares e que jogam de maneira extremamente irônica com os elementos narrativos. Uma forma de se entender essa nova produção é discutir, durante a análise, as questões que se referem à estética da representação na literatura. Porque essas obras se diferenciam tanto das de períodos anteriores, conceitos como os de pós-modernidade e de descentramentos da identidade são chave para explicação de um texto fragmentado, metaliterário. A representação precisa ser estudada desde o conceito de mimese aristotélica ao momento atual no que chamamos ordem do simulacro, da performance ou mesmo da teatralidade, fundamentais para se interpretar a criação do texto literário. Essa associação entre a narrativa e o teatro resulta em textos altamente híbridos no que tange sua composição, que mesclam os gêneros literários com a finalidade de se por em xeque as questões sobre representação. Trata-se de uma maneira irônica de se estruturar os elementos narrativos, transformando o livro num campo em que ocorre o embate entre as mudanças sofridas pela literatura e a necessidade de se compor uma obra. Para a pesquisa, escolheu-se o autor brasileiro Sérgio Sant’Anna, não somente por sua importância no quadro literário atual do país, mas por suas obras que refletem claramente os posicionamentos sobre a representação contemporânea e como ela resulta na teatralidade. Por meio da influência do teatro, o autor transforma o ambiente de seus livros num local no qual se pode discutir ironicamente o fazer literário e as próprias questões sociais, até porque representar visa um olhar sobre a sociedade. Dentre a vasta produção, de 1969 aos dias atuais, escolheu-se três obras como principais para a análise: Simulacros (1975), Um romance de geração (1981) e A tragédia brasileira (1987). Decidimos por esses livros não somente por apresentarem uma certa continuidade e amadurecimento do processo de teatralização, mas por comporem um ciclo na escrita de Sant’Anna, percorrendo mais de uma década de obras lançadas, bem como de um período brasileiro conturbado e significativo para se entender a posição da arte e dos artistas: a ditadura militar no Brasil (1964-1985). De um passo ainda inicial no teatral, jogando ainda de maneira tímida, Simulacros faz de seus personagens máscaras de tipos sociais. O conceito de simulacro não apenas explica, mas faz com que compreendamos um ambiente na obra que transforma as ruas em palco no qual os “atores do cotidiano” atuarão. Trata-se de algo que denominamos romance-laboratório, um primeiro passo do teatral, algo que se desenvolverá em Um romance de geração e seu único ato (uma comédia dramática) não encenável. Ainda jogando com os estereótipos, a obra apresenta discussões sobre o intelectual, bem como a influência do teatro político brasileiro sendo criticado pela personagem central. Já em A tragédia brasileira, não há mais uma relação simples entre o dramático e o narrativo, mas o que Sant’Anna denomina um romance-teatro, analisado por meio da figura do autor-diretor. A influência da temática teatral brasileira se apresenta presente em uma relação direta com o ambiente das tragédias de Nelson Rodrigues. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionReading the Brazilian contemporary narrative, we might think the ground we are on is more and more slippery. The authors seek to express the troubles in writing throughout texts characterized by less linearity in contrast with tradition and by the mode they ironically play with the narrative elements. A path to understand such production is to discuss, during analysis, the problems related to the aesthetics of representation in literature. Due to such books be so different from the ones published in previous periods, concepts like postmodernity and identity displacements are the keys to explain why such texts are so fragmented, tending to metaliterature. Thus, representation must be reviewed from the Aristotle’s mimesis concept to the current moment which we call the order of the simulacrum, performance or theatrality, important to interpret the creation of literary texts. The association between narrative and theater results hybrid texts which mix the literary genres aiming to question the representation issues. It consists in an ironical way of structuring narrative elements, turning the book into a field in which the changes suffered by literature and the urge to write a novel struggle. We chose Sérgio Sant’Anna’s novels for the corpus not only due to his importance to the current Brazilian literary field, as for his narratives clearly reflect the theatrality in the discussion of the concept of representation. Influenced by the theatrical methods, the author turns his books space into a place where it is possible to ironically discuss the literary creation and the social issues, for the act of representing aims to elaborate a view over the society. Within Sant’Anna’s vast production three narratives were drawn for the analysis: Simulacros (1975). Um romance de geração (1981) and A tragédia brasileira (1987). We decided for the referred books not only due to the continuous development in the process of theatralization they represent, but because they compound a cycle in Sant’Anna’s writing in a meaningful and disturbed period of Brazilian recent history to understand the position of the artists and the art itself: the military dictatorship (1964- 1985). From an initial step in the theatrical, timidly playing with it, Simulacros turns its characters into social types masks. The concept of simulacrum explains how the narrative ambience transforms the streets into stages in which the “everyday actors” play its roles. It consists on a laboratory-novel, a first step of the theatrical which will be developed in Um romance de geração and its non-playable one and only act (a dramatic comedy). The novel, still playing with stereotypes, presents a discussion about the position of the intellectual, as well as the range of the influence of the Brazilian political theater. On its turn, A tragédia brasileira does not invest on a simple relation between the dramatic and the narrative, but it shows what Sant’Anna calls a theater-novel, analyzed by the author-director. The influence of the Brazilian theater is present on an evident relation with the ambience of Nelson Rodrigues’ tragedies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTeatralidade-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação artística-
Palavras-chave: dc.subjectHibridismo-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectMetaliteratura-
Palavras-chave: dc.subjectRomance-teatro-
Título: dc.titleDo romance ao teatro : a teatralidade como recurso para a representação na obra de Sérgio Sant’Anna-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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