Características da literatura científica periódica de economia e educação no Brasil : duas áreas das ciências sociais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMueller, Suzana Pinheiro Machado-
Autor(es): dc.creatorVilarinho, Tatiane Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:55:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:55:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10262-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895565-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2011.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa baseia-se nas ideias de Hjørland, que afirma que as diferentes áreas do saber têm diferentes hábitos de comunicação e necessidades informacionais. A partir desta afirmação, o objetivo de pesquisa foi verificar se tal pressuposto também é confirmado em áreas classificadas em uma mesma grande divisão das ciências, as Ciências Sociais. Foram escolhidas a Economia e a Educação por apresentarem diferentes históricos e características. O estudo limitou-se à análise dos periódicos dessas áreas listados na Qualis da Capes, complementadas pelos títulos incluídos na SciELO. Tentou-se verificar se as diferenças na natureza dos objetivos das duas áreas – a Economia como Ciência Nomotética e a Educação como uma área que se desenvolveu da prática – poderiam ser associadas às características das listas. As variáveis analisadas foram quantidade de títulos, distribuição pelos estratos, proporção entre periódicos nacionais e estrangeiros, interdisciplinaridade (representada por inclusão de títulos de outras áreas nas listas) e idioma. Para validar os periódicos Qualis como escolhas legítimas de cada comunidade, foi realizada uma entrevista por e-mail com os representantes de cada área junto à Capes. Com exceção do contato com esses representantes, feito por e-mail, a pesquisa fez uso de métodos quantitativos, coletando dados nos próprios instrumentos Qualis e SciELO e nos sites dos periódicos. Os resultados obtidos indicaram correspondência com a natureza das áreas, pelos critérios estabelecidos. Foi feito ainda um levantamento complementar os dados da fase anterior. Para tal, coletou-se uma amostra composta de fascículos recentes, baseando-se na crença de que esses representariam tendências mais atuais. Dessa forma, foram selecionados cinco periódicos de cada área, cujos artigos estavam disponíveis on-line. Os artigos disponibilizados são do último número, ano, semestre ou trimestre disponível na época da coleta, conforme a periodicidade da revista. Nesta fase, outras características dos periódicos e dos artigos foram verificadas, tais como número de páginas por artigo, composição predominante de autoria, se única ou múltipla, quantidade de referências citadas por artigo, tipo de documento e idioma. Os resultados desta fase do estudo confirmaram correspondência entre características estudadas com a natureza das áreas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research is based on Hjørland statement that different areas of knowledge may have different informational needs and communication habits. From this statement, the aim of the research was to verify whether such proposition is also confirmed in classified subjects within the same great area of sciences, as Social sciences. Economics and Education were chosen since they present different histories and characteristics. The study was limited to the periodicals listed on the Qualis/Capes list for these areas and complemented by titles included in SciELO. An effort was made to find out if the differences in goals nature of both areas – Economics as a Nomothetic Science and Education as an area developed from practice – could be associated to the characteristics on the list. Variables initially examined were number of titles in each list, distribution per strata, proportion between national and foreign titles, interdisciplinarity represented by the inclusion of titles published from other areas; language of articles. In order to validate Qualis periodicals legitimate choices of each community, a short interview was conducted with the representative of each area by email. Except for this contact with representatives made by email, data was treated quantitatively. Data was collected from the Qualis and SciElo databases and the periodicals sites. Results obtained so far show association of characteristics of the lists with area nature a survey was performed in order to validate and certify the data from the previous phase. Therefore, fire periodicals whose articles are available online were selected from each area. All articles available are from the last issue, year, semester or trimester, according to the periodicity of the magazine. In this phase, other characteristics of the periodicals and articles were checked, such as number of pages per article, most common authors, whether it is single or multiple, number of quotes per article, authorship; type of document and language. The results of this quote study confirm the correspondence with the nature of the areas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na ciência - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectPeriódicos - economia - educação-
Título: dc.titleCaracterísticas da literatura científica periódica de economia e educação no Brasil : duas áreas das ciências sociais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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