O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Roberta Rocha-
Autor(es): dc.creatorGomes, Dioney Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:55:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:55:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23932-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895554-
Descrição: dc.descriptionEste artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin(2000), a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de OPopular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.-
Descrição: dc.descriptionBased on Bakhtin’s theoretical assumptions, this article aims to discuss the use of the reader’s letter discourse genre for the purpose of teaching Portuguese. In order to fulfill such purpose, a comparative analysis of two texts is made. The first example lies in the sphere of real use: a letter written by a reader of O Popular, an important newspaper in Goiânia-GO, and then published in the newspaper. The second example was written by a fourth grade student at the Center for Teaching and Research Applied to Educationfrom the Federal Universityof Goiás (CEPAE/UFG), in a classroomenvironment, but not submitted to any reader’s letter section.-
Descrição: dc.descriptionEste artículo analiza, a la luz de los supuestos teóricos de Bakhtin (2000), el uso del género del discurso carta del lector en la enseñanza de portugués. Para tanto, se llevará a cabo un análisis de carácter comparativo, entre dos cartas. El primer ejemplo reside en la esfera de la utilización real, puesto que ha sido hecho por un lector de O Popular, periódico de circulación general en Goiânia-GO, y luego publicado en ese periódico. El segundo ejemplo fue escrito por una estudiante de cuarto grado en el Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), en ambiente escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCaminhos em Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445. Acesso em: 26 jul. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - estudo e ensino-
Título: dc.titleO gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar-
Título: dc.titleThe reader’sletter genre in the classroom : a contrast between the actual use and classroom use-
Título: dc.titleEl género carta del lector en clase : contraste entre la utilización real y la escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.