Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schwantes, Cíntia Carla Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Dalva Martins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:55:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:55:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18852 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.5.D.18852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895521 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2015. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as múltiplas formas de representação da menina negra, pela análise comparativa das obras da literatura infantil contemporânea: O Espelho Dourado (2003) e Histórias da Preta (2005) de Heloísa Pires Lima; Betina (2009), de Nilma Lino Gomes; e As Tranças de Bintou (2005), de Sylviane A. Diouf. Através da observação de recortes de discursos e imagens que atravessam esses textos, intenta-se evidenciar o engendramento da protagonista menina-negra e a revelação da mesma como sujeito da pós-modernidade, constituído após desconstrução de processos de invisibilização, proferidos pelo discurso do mito da democracia racial ou o racismo à brasileira. Para tal, é preciso debruçar-se sobre as contribuições dos Estudos Culturais, bem como os estudos de gênero, classe social e etnia. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to reflect about the multiple forms of representation of the black girl through the analysis of works of contemporary literature: O Espelho Dourado (2003) and Histórias da Preta (2005) by Heloísa Pires Lima; Betina (2009), by Nilma Lino Gomes; e As tranças de Bintou (2005), by Sylviane A. Diouf. Through the interpretation of parts of discourses and images which pervade these texts, it is aimed to evidence the engendering of the protagonist black girl and its revelation as a subject of post modernity, built over the deconstruction of a process of invisibility, contained in the myth of racial democracy, or Brazilian racism. In order to accomplish it, it is required to take into account the Cultural Studies as well as the Gender Studies, and class and ethnicity. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infanto-juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação literária | - |
Título: dc.title | A menina negra diante do espelho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: