Mensurando e avaliando a eficiência dos gastos nos cursos de graduação da UnB

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZoghbi, Ana Carolina Pereira-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Luciana Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:55:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:55:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19992-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19992-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895470-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é mensurar e avaliar a eficiência dos gastos nos cursos de graduação da Universidade de Brasília nos anos de 2008 a 2010. Para alcançar este objetivo foi utilizado o método não-paramétrico, denominado Análise Envoltória de Dados (DEA). Os dados utilizados para a realização deste estudo foram extraídos do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Governo Federal (SIAPE), Sistema de Graduação da Universidade de Brasília (SIGRA/UnB) e do sítio oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os insumos (inputs) utilizados foram a média de formação geral dos alunos ingressantes que fizeram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE); média salarial dos docentes com regime de dedicação exclusiva e a Relação Aluno Professor (RAP). Já como produto (output), utilizamos a média de formação geral dos alunos concluintes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Primeiramente, estimamos as fronteiras técnica e de escala, o que possibilitou ordená-los com maior eficiência técnica e de escala. Pelos resultados foi possível observar que os cursos de Relações Internacionais, Serviço Social, Enfermagem, Agronomia, Farmácia, Medicina, Odontologia e Design são os que apresentaram maior eficiência técnica, enquanto os cursos de Enfermagem e Serviço Social apresentam maior eficiência de escala.-
Descrição: dc.descriptionThe objetive of this work is to measure and evaluate the efficiency of spending in undergraduate courses at the University of Brasilia in 2008 to 2010. To achieve the results and comparisons as the efficiency of public spending in analyzed courses was used the method not parametric, called Data Envelopment Analysis (DEA). The data used for this work were extracted from the System of Human Resources Management of the Federal Govermment (SIAPE), System Graduate of the University of Brasilia (SIGRA/UnB) and the official website of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). The inputs used were the average overall formation of the entering students who took the National Examination of Student Performance (ENADE); average wage of the professoriate with exclusive dedication and the Relationship Student Teacher (RAP), being compared with the output which is the average of the general education of the students who completed National Examination of Student Performance (ENADE). In the outcome was established a ranking of courses with higher technical efficiency and efficiency of scale, and after data analysis, it is evident that the undergraduate courses of International Relations, Social Work, Nursing, Agronomy, Pharmacy, Medicine, Dentistry and Design are the ones that showed technical efficiency, whereas the undergraduate courses of Nursing and Social Work present efficiency of scale.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDespesa pública-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação - Universiadade de Brasília-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência (Serviço público)-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise envoltória de dados-
Título: dc.titleMensurando e avaliando a eficiência dos gastos nos cursos de graduação da UnB-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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