Serviço de acolhimento em família acolhedora : florações entre vínculo, desenvolvimento e comunidade de cuidados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedroza, Regina Lúcia Sucupira-
Autor(es): dc.creatorSalvagni, Julia Matinatto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:55:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:55:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895411-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2024.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo mapeou o processo de implementação e execução da política de acolhimento em família acolhedora no Distrito Federal, considerando o impacto da medida protetiva nos diversos envolvidos. Assim, realiza revisão teórica que aborda a infância, destacando o papel dos vínculos afetivos. Em seguida, trata da intervenção estatal em contextos de violação de direitos de crianças e adolescentes e analisa pontos da legislação e execução de políticas públicas, enfocando no direito à convivência familiar e comunitária e no funcionamento da PNAS, ressaltando a particularidades do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Para alcançar os objetivos foi utilizada uma metodologia qualitativa, inspirada no método cartográfico. Os procedimentos e instrumentos envolveram entrevistas, análise de diários de campos e da implicação da própria pesquisadora com o campo de pesquisas. A análise dos dados permitiu a construção de um mapa da execução do SFA no Distrito Federal. A representação deste mapa foi feita através de um paralelo com as temporalidades e características das florações das cinco espécies de Ipês existentes no cerrado. A primeira floração, a roxa, refere-se a equipe técnica, nesta sessão discute-se a centralidade dos profissionais na implementação e disseminação do serviço, bem como os impactos dessa execução em suas concepções éticas e profissionais. Em seguida, analisa-se as famílias em um paralelo com os Ipês Rosas, que tem como marca uma florada mais duradoura, tal qual as famílias (de origem e acolhedoras) que atravessam diferentes momentos e etapas de um SFA e do próprio processo das crianças e adolescentes acolhidos. Aqui há uma leitura importante sobre a necessidade de olhar para a possibilidade de discutir-se adultos que cuidam em rede e não de forma segmentada e isolada. Na sessão dos Ipês amarelos, trata-se das crianças e sua potencialidade a partir de trocas que sejam afetivas e respeitosas de sua história. É nesse processo que há a floração de sua exuberância. Os Ipês brancos são as institucionalidades que se conectam com o SFA, em uma relação tensionada pela demanda de mudança de paradigma e adoção de uma postura dialógica e afetiva, ainda que dentro de uma institucionalidade. Por fim, a florada do Ipê verde conta dos atravessamentos da pesquisadora com o campo, devido à sua atuação como coordenadora do SFA no Distrito Federal. O trabalho trata de necessidade de uma articulação qualificada do tema da amorosidade nas políticas públicas, bem como isso pode ser constituidor da consolidação de uma ética de corresponsabilização pelos direitos da infância e da adolescência.-
Descrição: dc.descriptionThis study mapped out the process of implementation and execution of the foster care policy in the Federal District, considering the impact of the protective measure on the various parties involved. It then carries out a theoretical review of childhood, highlighting the role of affective bonds. It then looks at state intervention in contexts where the rights of children and adolescents are violated and analyzes points of legislation and the implementation of public policies, focusing on the right to family and community life and the functioning of the PNAS, highlighting the particularities of the Foster Family Service. To achieve the objectives, a qualitative methodology was used, inspired by the cartographic method. The procedures and instruments involved interviews, analysis of field diaries and the researcher's own involvement with the research field. The analysis of the data made it possible to construct a map of the implementation of the SFA in the Federal District. This map was represented through a parallel with the flowering times and characteristics of the five species of Ipês found in the cerrado. The first bloom, purple, refers to the technical team. This section discusses the centrality of the professionals in the implementation and dissemination of the service, as well as the impacts of this implementation on their ethical and professional conceptions. Next, the families are analyzed in a parallel with the Rose Ipês, which have a more lasting bloom, just like the families (of origin and foster families) that go through different moments and stages of a CSS and the process of foster children and adolescents themselves. This is an important reading on the need to look at the possibility of discussing adult caregivers in a network and not in a segmented and isolated way. In the Yellow Ipe session, it's about children and their potential through exchanges that are affectionate and respectful of their history. It is in this process that their exuberance blooms. The white Ipês are the institutions that connect with the SFA, in a relationship strained by the demand for a paradigm shift and the adoption of a dialogic and affective stance, albeit within an institution. Finally, the bloom of the green Ipê tells of the researcher's connections with the field, due to her role as SFA coordinator in the Federal District. The work deals with the need for a qualified articulation of the theme of amorousness in public policies, as well as how this can consolidate an ethic of co-responsibility for the rights of children and adolescents.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Psicologia (IP)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAcolhimento familiar-
Palavras-chave: dc.subjectVínculos afetivos-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectDistrito Federal (DF)-
Título: dc.titleServiço de acolhimento em família acolhedora : florações entre vínculo, desenvolvimento e comunidade de cuidados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.