Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mueller, Suzana Pinheiro Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Alexandre Vitor Figueira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:54:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:54:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3399 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895232 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2006. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção de sistemas de informação do governo eletrônico (e-Gov) do Brasil. Partiu-se do pressuposto de que os sistemas de informação do e-Gov não atendem satisfatoriamente às demandas de seus usuários. O sistema escolhido para análise foi o programa de Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - e-PING -, por ser um sistema que foi elaborado pelo governo e representantes da sociedade civil. A abordagem teórico-metodológica foi qualitativa, tendo sido a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com membros do programa em questão, gravadas em fitas de áudio, e gravações em vídeo de audiências públicas em que o tema foi discutido entre governo e sociedade. A análise dos dados fundamentou-se nas Teorias da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e dos Sistemas Sociais, de Niklas Luhmann. As reflexões empreendidas na análise levaram à conclusão de que programas cujo processo de desenvolvimento se realiza consensualmente e conta com a adesão da sociedade tem maior possibilidade de resultar em sucesso. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The goal of this study has been to analyze the information system construction process used by the Brazilian electronic government (e-Gov). The initial assumption was that e-Gov information systems do not meet the demands of their users in a satisfactory manner. The system selected for the present analysis was the Electronic Government Interoperability Standards Program (Programa de Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – e-PING), as a system designed by representatives of both government and civil society. The theoretical-methodological approach made use of a qualitative analysis. Data have been collected by means of semi-structured interviews with program members, which have been recorded on tape and from video recordings of public hearings in which the topic was being discussed by government and society. Data analysis was based on Jürgen Habermas’ Theory of Communicative Action and on Niklas Luhmann’s Theory of Social Systems. Our analysis has led to the conclusion that programs designed by means of a consensual development process and featuring a high degree of take-up by society count on increased possibilities of success. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de recuperação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da informação | - |
Título: dc.title | A dimensão comunicativa na ciência da informação : um suporte teórico à compreensão da construção de sistemas de informação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: