Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Yamashita, Yaeko | - |
Autor(es): dc.contributor | Belloni, José Ângelo | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Carlos Eduardo Freire | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:54:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:54:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2682 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895137 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo apresenta um conjunto de procedimentos que têm como objetivo avaliar a eficiência das rotas do Transporte Escolar Rural (TER), em termos de seus custos operacionais, identificando rotas eficientes (benchmarks) e rotas ineficientes, sendo possível, nessas últimas, a localização das fontes causadoras da ineficiência. Para isto, utilizou-se a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA) que é uma técnica com capacidade de medir a eficiência relativa de um conjunto de unidades produtivas, utilizando múltiplos insumos e múltiplos produtos, não exigindo informações sobre os preços. A partir dessa técnica foi possível construir um modelo para analisar a eficiência das rotas do TER em termos dos seus custos. Esse modelo, direcionado para a redução de insumos, utilizou para otimização retornos de escalas variáveis (BCC). Identificaram-se, assim, rotas que possuíam boas práticas na prestação do serviço e que serviram de referências para aquelas identificadas como ineficientes. Observou-se que as rotas identificadas como eficientes possuíam, em média, valores para as variáveis de insumo mais baixas que as ineficientes e as de produtos mais altos. Ao mesmo tempo, foi possível constatar que alguns índices operacionais das rotas eficientes tiveram melhores resultados, em média, do que as rotas ineficientes. Por fim, o modelo indicou que seria possível, em média, obter reduções de 23% nos Custos/km e 22% no Consumo de combustível (L/km) para aquelas rotas identificadas como ineficientes. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study presents a group of procedures aiming to evaluate the efficiency on Rural Scholar Transportation (TER) routes in terms of their operational costs, identifying efficient routes (benchmarks) and inefficient routes, being possible on these last ones to locate inefficient causing sources. For that was used Data Envelopment Analysis which consists on a technique capable of measuring relative efficiency on a set of productive units, using multiple inputs and multiple outputs, not demanding information on prices. From this technique, it was possible to build a model to analyze the efficiency on TER routes in terms of their costs. Directed to inputs reduction, this model used for optimization variable return to scales (BCC). Therefore, routes that had good practice on service attendance and routes taken as references to those considered inefficient were identified. It was observed that routes acknowledged as efficient had averagely lower input values than those inefficient and with higher outputs In the mean time, it was possible to attest that some operational indexes of efficient routes had better average results than those inefficient ones. In the end, this model indicated that it could be possible, averagely, to gain 23% Cost/Km and 22% fuel consumption Litre/Km reduction for those routes identified as inefficient. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes - aspectos econômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte escolar rural | - |
Título: dc.title | Análise de eficiência nos custos operacionais de rotas do transporte escolar rural | - |
Título: dc.title | Efficiency analysis on operational costs of rural Scholar transportion | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: