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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Montoro, Tânia Siqueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Dumaresq, Ana Carolina Landin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:54:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:54:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7278 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895089 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2010. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação utiliza-se dos referencias teóricos dos Estudos Culturais da Comunicação, da teoria das Representações Sociais e da Crítica Feminista para analisar, sob a perspectiva de gênero, a série de televisão Mandrake, exibida, no Brasil, pelo canal fechado HBO nos anos de 2005 e 2007, com reprise em 2010. Investiga os sentidos que propiciam a construção e diferenciação dos corpos masculinos e femininos na conformação das identidades de gênero. Para análise da linguagem audiovisual do seriado, foram considerados os elementos da gramática imagética e sonora como enquadramentos cênicos, pontos de vista da câmara, planos utilizados, construção de personagens, figurinos, adereços, sons e músicas que conformam a narrativa. Em grandes linhas, a investigação aponta que as narrativas em diversos episódios do seriado encontram-se atreladas a um olhar patriarcal, conferindo aos homens o papel de caçadores e às mulheres o papel de caça, reforçando estereótipos e formas de estigmas. Reforça papéis e territórios de "normalidade" e de "desvios" por meio de comportamentos e atitudes sexistas. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação utiliza-se dos referencias teóricos dos Estudos Culturais da Comunicação, da teoria das Representações Sociais e da Crítica Feminista para analisar, sob a perspectiva de gênero, a série de televisão Mandrake, exibida, no Brasil, pelo canal fechado HBO nos anos de 2005 e 2007, com reprise em 2010. Investiga os sentidos que propiciam a construção e diferenciação dos corpos masculinos e femininos na conformação das identidades de gênero. Para análise da linguagem audiovisual do seriado, foram considerados os elementos da gramática imagética e sonora como enquadramentos cênicos, pontos de vista da câmara, planos utilizados, construção de personagens, figurinos, adereços, sons e músicas que conformam a narrativa. Em grandes linhas, a investigação aponta que as narrativas em diversos episódios do seriado encontram-se atreladas a um olhar patriarcal, conferindo aos homens o papel de caçadores e às mulheres o papel de caça, reforçando estereótipos e formas de estigmas. Reforça papéis e territórios de “normalidade” e de “desvios” por meio de comportamentos e atitudes sexistas. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisão - programas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade social - comunicação social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e cultura | - |
| Título: dc.title | Mandrake : gênero, corpo e sexualidade na narrativa televisiva | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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