
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Muniz, Cristiano Alberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Martinelli, Elídio Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:54:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:54:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8661 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895073 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa corresponde a um estudo de caso em torno do Programa GESTAR II de Matemática, desenvolvido na escola CAIC Centro de Atenção Integral à Criança, da rede pública do Estado do Tocantins. Consiste em uma análise das contribuições do Programa GESTAR II de Matemática na atividade docente. O foco do trabalho se concentrou na obtenção do maior número de informações a respeito das influências do Programa GESTAR II de Matemática na atividade dos professores no ensinoaprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na metodologia qualitativa. Para tanto, foram utilizadas, como instrumentos, entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observação participante e análise documental. As respostas obtidas estão de acordo com a proposta do Programa ao que tange à melhoria das condições de planejamento e direcionamento da atividade em sala de aula para a melhoria do ensino-aprendizagem. Outras observações correspondem a dificuldades encontradas pelos docentes no desenvolvimento do Programa ou no processo de sua implantação. A constatação em torno deste trabalho corresponde à melhoria da práxis dos docentes e do ensino-aprendizagem como processo final, com a incorporação de uma nova tecnologia pedagógica em torno da matemática e, especialmente, da educação matemática. Na análise final, constatam-se novos caminhos potencializadores à atividade docente em torno da proposta de formação continuada do Programa GESTAR II de Matemática. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The present research work corresponds to a case study concerning the Program GESTAR II in Mathematics, developed at CAIC school (Center of Full-time Attention to Children), a public school in the state of Tocantins. It consists of an analysis of the contribution of the Program GESTAR II in Mathematics to the teaching activity. The focus of the research work was concentrated in obtaining the largest number of information concerning the influences of the Program GESTAR II in Mathematics on the teaching activity, during the teaching-learning process. The research is based on qualitative methodology. In order to do so, the following instruments were used: half-structured interviews, focal group, participant observations and documentary analysis. The obtained answers comply with the Program proposition when it comes to the improvement on the conditions of planning and directing the activities in class aiming the improvement of the teaching-learning process. Other observations correspond to the difficulties found by the teachers in developing the Program, or in the process of introducing it with the incorporation of a new educational technology around the mathematics and especially of mathematics education. The finding around this work corresponds to the improvement of the teaching practice and the teaching-learning experience as a final process. On the final analysis, new potential paths are noticed for the teaching activity concerning the continuing education proposition of the Program GESTAR II in Mathematics. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ministério da Educação e Cultura (MEC) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Treinamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualificações profissionais | - |
| Título: dc.title | O impacto do programa GESTAR II de Matemática na atividade docente no estado do Tocantins, inserido na Região Amazônica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: