Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moura, Dione Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Del Bianco, Nelia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Quintino, Cleisyane Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:54:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:54:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895056 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação busca lançar luz sobre o consumo de podcasts jornalísticos, considerados estratégicos para as empresas de comunicação atraírem jovens que não têm o hábito de consumir notícias. Com base nos pressupostos teóricos de podcasting, juventude, mediação e consumo, esta pesquisa teve por objetivo compreender os usos que jovens estudantes de graduação da Universidade de Brasília fazem dos podcasts jornalísticos e com quais significados se inserem na vida social de universitários. Para tanto, o estudo recorreu à triangulação metodológica, que combina métodos quantitativos e qualitativos para obter uma compreensão mais ampla do fenômeno. O modelo adotado nesta dissertação começou pela aplicação de um questionário (método quantitativo), seguiu com entrevistas (método qualitativo) e avançou para uma análise qualitativa dos dados. A pesquisa permitiu identificar que há podcasts jornalísticos brasileiros com presença no cotidiano dos jovens com pelo menos quatro significados associados ao consumo: construção de hábitos de consumo de informação, manutenção de relações sociais, fixação de um estilo de vida mais acelerado e capacidade de dar sentido aos acontecimentos cotidianos. Dessa forma, concluiu-se, a partir dos usos e significados identificados no consumo de podcasts jornalísticos, que este é um fenômeno midiático, com tendência de crescimento, que tem moldado as experiências cotidianas de jovens, pouco afeitos à leitura dos conteúdos jornalísticos. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation seeks to shed light on the consumption of journalistic podcasts, considered strategic for media companies to attract young people without news consuming habits. Based on the theoretical assumptions of podcasting, youth, mediation, and consumption, this research aims to understand the uses of journalistic podcasts by young undergraduate students at the University of Brasília. Furthermore, it also investigates the meanings of journalistic podcasts in their social life. Therefore, the study uses methodological triangulation, which combines quantitative and qualitative methods to obtain a broader understanding of the study object. The model adopted in this dissertation involves the application of a questionnaire (quantitative method), interviews (qualitative method), and qualitative data analysis. The research identifies at least four meanings related to consumption of Brazilian journalistic podcasts in young people’s daily life: construction of information consumption habits, maintenance of social relationships, the establishment of a more hurried lifestyle, and the ability to give meaning to everyday events. Thus, from the uses and meanings identified in the consumption of journalistic podcasts, it is possible to conclude that podcasts are a media phenomenon, which tends to grow, shaping the daily experiences of young people, little used to journalistic content. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcasts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Título: dc.title | Usos e significados do consumo de podcasts jornalísticos entre jovens estudantes da Universidade de Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: