Cultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children

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Autor(es): dc.creatorTellegen, Peter J.-
Autor(es): dc.creatorLaros, Jacob Arie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:54:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:54:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26216-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000200002-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895051-
Descrição: dc.descriptionNo presente estudo, incluindo 83 crianças brasileiras e 51 holandesas, verificou-se a presença de viés cultural nos itens do SON-R 5½-17 que usam objetos e situações concretas. Dois procedimentos foram seguidos para detectar viés do item. No primeiro, perguntou-se às crianças, imediatamente depois de uma resposta errada, se elas reconheceram os desenhos utilizados nos itens. No segundo procedimento, comparou-se a dificuldade dos itens para as crianças brasileiras com a dificuldade dos itens para as crianças holandesas da amostra de normatização do SON-R 5½-17. Identificaram-se quatorze itens com viés, dos quais dez favorecem as crianças holandesas e quatro as crianças brasileiras. A desvantagem cultural para as crianças brasileiras é bastante pequena, levando em consideração o grande número de itens investigado. Este estudo indicou quais itens do SON-R 5½-17 precisam ser melhorados, não só por razões de viés cultural, mas também porque crianças, independentemente do background cultural, encontraram problemas com o reconhecimento de vários desenhos.-
Descrição: dc.descriptionThe present study, including 83 Brazilian and 51 Dutch children, evaluated the presence of cultural bias in items of the SON-R 5½-17 that make use of concrete objects and situations. Two procedures were followed to detect item bias. The first consisted of asking the children, immediately after an incorrect answer, whether they recognized the pictures. The second procedure compared item difficulties of the Brazilian children with those of the Dutch children belonging to the standardization sample of the SON-R 5½-17. Fourteen items were detected with bias: ten of these favored the Dutch group and four the Brazilian group. The cultural disadvantage for Brazilian children is rather small, taking the large amount of investigated items into account. This study indicated which items of the SON-R 5½-17 should be improved, not only for reasons of cultural bias, but also because children, irrespective of their cultural background, encountered problems with the recognition of several pictures.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - ork is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/6qZSdVYsmdfNGFMBG5SkB7P/?lang=en#. Acesso em: 10 nov. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectTestes não-verbais de inteligência-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Título: dc.titleCultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children-
Título: dc.titleViés cultural no teste SON-R : estudo comparativo entre crianças brasileiras e holandesas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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