Construção de um modelo lógico para avaliação de um treinamento nos níveis de mudança organizacional e valor final

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbbad, Gardênia da Silva-
Autor(es): dc.creatorDamasceno, Sonia Maria Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:54:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:54:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895049-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga empiricamente um treinamento realizado em uma empresa estatal, do ramo de energia elétrica, com vistas à obtenção de dados adequados à proposição de um modelo teórico para identificação de efeitos de treinamento nos níveis de Mudança Organizacional de Valor Final. A pesquisa decorre da existência de interesse, por parte de organizações e pesquisadores, quanto ao fornecimento de elementos que auxiliem na compreensão de questões relativas à avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação -TD&E e também da identificação de lacuna, já que a literatura disponível revela evidências de efeitos de treinamento nos níveis de Reação (opinião sobre a satisfação com o treinamento), Aprendizado (aquisição de conhecimentos, habilidades e competências) e Comportamento no Cargo (aplicação das competências no trabalho) com poucos estudos para os dois níveis mais abrangentes, quais sejam, Mudança Organizacional (avaliação de mudança no funcionamento da organização) e Valor Final (repercussão de alterações nos resultados sociais e financeiros). Organizações e pesquisadores têm demonstrado grande preocupação com as questões que envolvem os efeitos de TD&E, pela sua importância como estratégia de alteração de comportamentos, habilidades e atitudes - CHAs no contexto organizacional. A lacuna existente determina a necessidade de estudos que auxiliem na identificação de evidências de efeitos de treinamento nos níveis mais complexos. Neste estudo qualitativo são utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, entrevista e grupo focal Os resultados encontrados confirmaram os achados de pesquisas anteriores que revelam resultados positivos nos níveis de Reação, Aprendizado e Comportamento no Cargo. Quanto aos níveis mais complexos, o teste do modelo corroborou as dificuldades encontradas por pesquisadores na definição das relações de causalidade dos fenômenos sociais. Assim, os resultados desse estudo apontam para necessidade de aperfeiçoamento do sistema de treinamento da organização pesquisada. O aperfeiçoamento favorece a percepção dos efeitos do treinamento nos indicadores sociais e financeiros monitorados pela organização. O estudo oferece como contribuição para teoria e prática dos sistemas de treinamento no contexto organizacional, a construção e teste de um Modelo Lógico de Avaliação de Treinamento com vistas à identificação de efeitos de treinamento nos resultados organizacionais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research empirically investigates the training, carried through in a Brazilian state-owned company, of the branch of electric energy, with sights to the attainment of adequate data to the proposal of a theoretical model for identification of effect of training in the levels of Change Organizational de Final Valor. Research elapses of existence of interest, on the part of organizations and researchers, how much to supply of elements that assists in the understanding of relative questions to the evaluation of action of training, development and education-TD&E and also of the gap identification since available literature discloses evidences of effect of training in the levels of Reaction (opinion of the satisfaction with the training), Learning (acquisition of knowledge, abilities and abilities) and Behavior in the Position (application of the abilities in the work) with few studies for the two more including levels, which is, Organizational Change (evaluation of change in the functioning of organization) and Final Value (repercussion of alterations in the social and financial results). Organizations and researchers have demonstrated great concern with the questions that involve the TD&E effect, for its importance as strategy of alteration of behaviors, abilities and attitudes-CHAs in the organizational context. The existing gap determines the necessity of studies that assist in the identification of evidences of effect of training in the levels most complex. In this qualitative study the following methologic procedures are used: documentary research, interview and focal group the joined results had confirmed the findings of previous research that discloses resulted positive in the levels of reaction, Learning and Behavior in the Position. How much to the levels most complex, the test of the model corroborated the difficulties found for researchers in the definition of relations of casuality of social phenomena. Thus, the results of this study point with respect to necessity of improving of the system of training of the searched organization. The improving favors the perception of the effect of the training in the social and financial pointers monitored by the organization. The study it offers as contribution for practical theory and of the systems of training in the organizational context the construction and test of a Logical Model of Evaluation of Training with sights to the identification of effect of training in the organizational results.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento, desenvolvimento e educação (TD&E)-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Título: dc.titleConstrução de um modelo lógico para avaliação de um treinamento nos níveis de mudança organizacional e valor final-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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