O uso do livro didático por professores e alunos do ensino médio : um estudo em escolas da rede pública de Sobradinho, Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Maria Helena da Silva-
Autor(es): dc.creatorPedreira, Ana Júlia Lemos Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:54:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:54:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22069-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.07.T.22069-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/895035-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.-
Descrição: dc.descriptionO livro didático (LD) está presente no ensino há muito tempo. Alguns autores afirmam que o LD encontra- se presente no cotidiano, constituindo-se como um dos elementos básicos da organização do trabalho docente ou ainda que é um elemento tão presente na sala de aula quanto o próprio professor. É bastante comum encontrar alunos e professores carregando vários livros didáticos diariamente para a escola, mas a sua presença na sala garante o seu uso? Qual a função que eles desempenham? O livro didático é um recurso de ensino distribuído gratuitamente pelo governo brasileiro aos estudantes da rede pública do ensino básico, pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), não estando restrito apenas a os alunos carentes como já ocorreu no Brasil. Além da distribuição dos livros, atualmente são os próprios professores que escolhem o livro que chegará a essas escolas, outra conquista atingida ao longo do tempo para a educação brasileira. Essas foram algumas das prerrogativas que motivaram a investigação do se e como esse livro encontra-se inserido na prática pedagógica do professor e como essa inserção é feita. O uso do manual do professor e a forma pela qual esse recurso pode auxilia-lo no planejamento das atividades pedagógicas foi também verificado. Por fim foi investigado também se e em quais situações o aluno que recebe esse livro faz uso dele. Para tanto, foram realizadas observações de aulas de biologia em escolas de ensino médio de Sobradinho, Distrito Federal e aplicados questionários aos alunos e professores, além da realização de entrevistas. Como referência para a pesquisa foram utilizadas os pressupostos dos autores Richaudeau (1979), Gérard e Roegiers (1998) e Choppin (2004). Os resultados trazem informações sobre a prática pedagógica dos professores e, particularmente sobre os recursos de ensino por eles utilizados. O uso do livro didático de biologia pelos professores foi restrito basicamente ao planejamento das atividades desenvolvidas durante as aulas, apontando assim para a sua subutilização em sala de aula. As funções atribuídas ao livro didático pelos professores foram de informação científica e geral, transmissão de conhecimento e formação pedagógica. Como auxílio para o desempenho dessa última função, o professor pode contar com as informações contidas no manual do professor. Mesmo assim, esse instrumento, que acompanha os livros didáticos dos professores, não tem sido utilizado com frequência pelos mesmos. Ao analisar as funções atribuídas ao livro didático pelos alunos, estes apontaram a consolidação das aquisições, realizada pelos exercícios disponíveis no livro e a transmissão de conhecimento, ao realizarem estudos e pesquisas com os livros. Esses livros, segundo os alunos, são utilizados prioritariamente em casa, sendo em alguns poucos momentos, utilizados em sala de aula. Mais estudos acerca desse tema fazem- se importantes no ensino de biologia.-
Descrição: dc.descriptionTextbooks have been present at teaching for a long time. Some authors assert that textbooks are present in classrooms daily, constituting one of the basic elements of the organization of teaching work, or elements which are as present in classrooms as teachers. It is common place to find students and teachers carrying several textbooks everyday to school, but do their presence in classes ensure their use? Which roles do they play? Textbooks are teaching resources which are freely distributed by Brazilian Federal government to public school students, by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), not only to needy students, as it used to happen in Brazil. Another gradual improvement to Brazilian education, besides the distribution of books, is that teachers are currently those who choose the books that are delivered to their schools. These were some prerogatives that motivated the research about if and how these books are inserted into teachers’ pedagogic practice and if confirmed, how this insertion is done. The use of the teacher ´s guide and the way that this resource can help the planning of pedagogic activities was verified too. Finally, it was also surveyed if and in which situations students who receive the books make use of them. Therefore, observations were done during Biology lessons in some high schools in Sobradinho, Federal District, and questionnaires were administered to students and teachers in addition to interviews. The assumptions of Richaudeau (1979), Gérard e Roegier (1998) and Choppin (2004) were used as research reference. The results shows that pedagogic practice of teachers and, particularly, the teaching resources used by them. The use of biology textbooks by teachers was restricted to the planning of the activities developed during the class, thus pointing to their underutilization in classrooms. The roles established by teachers for textbooks were the scientific and general information, knowledge transmission, and pedagogic education. As an aid to perform this last role, the teacher can count on the information contained in the teacher´s guide. Even so, teachers have not often used this instrument, which is part of the teacher´s textbook. When we analyze the roles assigned to textbooks by students, these indicate the consolidation of acquisitions, achieved by the exercises available in the book and knowledge transmission as they study and perform surveys with them. These books that guide students are used mainly at home, and in some few momentsin the classroom.More studies about this subject are important in the teaching of Biology.-
Descrição: dc.descriptionEl libro de texto está presente en la enseñanza hace mucho tiempo. Algunos autores afirman que el libro de texto está presente en el día a día de las aulas, constituyéndose en uno de los elementos básicos de la organización del trabajo docente o, aún, en un elemento tan presente en las aulas como el propio profesor. De hecho, es bastante común encontrar a los alumnos y profesores cargando unos cuantos libros de texto diariamente en la escuela, ¿pero la presencia de ese material en clase garantiza su uso? ¿Cuál es su función? El libro de texto es un material de enseñanza que el gobierno federal brasileño distribuye gratuitamente a los estudiantes de Educación Básica en las escuelas públicas, por medio del “Programa Nacional do Livro Didático” – PNLD (Programa Nacional del Libro de Texto), y no se limita solamente a los alumnos necesitados, como ya ocurrió en Brasil. Además de la distribución de eses libros, actualmente son los propios profesores aquellos que que eligen los libros que serán utilizados en esas escuelas, otra conquista lograda a lo largo del tiempo para la educación brasileña. Esas fueron las premisas que motivaron la investigación a respeto de cómo y si el libro de texto se encuentra dentro de la práctica pedagógica del profesor, además de la manera como esa inserción es hecha – caso se confirmen las premisas. El uso del manual del profesor y la manera por la cual ese material puede auxiliarlo en el planeamiento de las actividades pedagógicas también fueron analisados. Finalmente, fue investigado también si y en cuales situaciones el alumno que recibe ese libro hace buen uso de ese material. Para eso, fueron realizadas observaciones de clases de biología en escuelas de Educación Secundaria en Sobradinho, Distrito Federal, y se aplicaron cuestionarios a los alumnos y profesores, además de la realización de entrevistas. Como referencia para la investigación fueron utilizados los presupuestos de los autores Richaudeau (1979), Gérard e Roegiers (1998) e Choppin (2004). Los resultados dan origen a informaciones a respeto de la práctica pedagógica de los profesores y, particularmente, de los materiales de enseñanza utilizados por ellos. El uso del Libro de Texto de Biología (LDBio) por los profesores está restricto básicamente al planeamiento de las actividades desarrolladas durante las clases, evidenciando, de esa manera, su subutilización en las aulas. Las funciones que se atribuyen al libro de texto por parte de los profesores fueron de información científica y general, transmisión de conocimiento y formación pedagógica. Como auxilio para el desarrollo de esa última función, el profesor puede contar con las informaciones del manual del profesor. Aún así, ese material, que acompaña los libros de texto de los profesores, no ha sido utilizado con frecuencia por ellos. Por lo que corresponde a las funciones atribuidas por los alumnos al libro de texto, ellos listaron la consolidación de las adquisiciones, realizada por intermedio de los ejercicios disponibles en el libro y de la transmisión de conocimiento durante los estudios y las investigaciones con el material. Eses libros, según los alumnos, son utilizados sobre todo en casa y, en pocos momentos, en clase. Más estudios acerca de ese tema son importantes en la enseñanza de biología.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)-
Título: dc.titleO uso do livro didático por professores e alunos do ensino médio : um estudo em escolas da rede pública de Sobradinho, Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.