Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Fernanda Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:54:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:54:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43974 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894944 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2022. | - |
Descrição: dc.description | A síndrome de Burnout é considerada um grave problema que afeta profissionais de diferentes áreas, interferindo em questões físicas, psicológicas ou sociais. Em atletas de alto rendimento, além do impacto sobre o rendimento esportivo, esse esgotamento resultante de uma reação ao estresse crônico pode levar ao abandono do esporte; como também afetar sua vida pessoal e sua saúde. Neste trabalho defendemos que a síndrome de Burnout pode resultar em exaustão emocional, despersonalização, falta de realização pessoal, afastamento ou abandono do esporte de alto rendimento e se relacionar ao sofrimento vivido por atletas de futebol de campo. Nosso objetivo principal foi compreender as concepções de atletas de futebol de campo sobre a Síndrome de Burnout. Os objetivos específicos foram: identificar os fatores que levam os atletas ao sofrimento no futebol; compreender se o sofrimento no esporte se relaciona com a Síndrome de Burnout; e investigar se o sofrimento no esporte pode ter resultado em troca de modalidade esportiva ou abandono do futebol. Com a finalidade de responder esses objetivos foram utilizados uma entrevista semiestruturada e um instrumento de complemento de frases. A amostra foi composta por cinco atletas de alto rendimento praticantes de futebol de campo. Os resultados das respostas do questionário e do instrumento de complemento de frases foram agrupados em temas mais recorrentes, que permitem uma melhor análise interpretativa das respostas obtidas. Pode-se concluir que todos os atletas entrevistados citaram casos de atletas que tiveram estresse crônico e esgotamento profissional e acabaram trocando ou abandonando o esporte. Eles acreditam que o sofrimento pode ocasionar um esgotamento profissional e abandono de carreira no esporte. Esta pesquisa poderá resultar em benefícios futuros para os atletas de futebol em sua rotina diária de treinamento. | - |
Descrição: dc.description | Burnout syndrome is considered a serious problem that affects professionals from different areas, interfering with physical, psychological or social issues. In high performance athletes, in addition to the impact on sports performance, this exhaustion resulting from a reaction to chronic stress can lead to sport abandonment; but also affect your personal life and health. In this work, we argue that Burnout syndrome can result in emotional exhaustion, depersonalization, lack of personal fulfillment, withdrawal or abandonment of highperformance sport and relate to the suffering experienced by field soccer athletes. Our main objective was to understand the conceptions of field soccer athletes about Burnout Syndrome. The specific objectives were: to identify the factors that led athletes to suffering in soccer; understand if suffering in sport is related to Burnout Syndrome; and to investigate whether suffering in sport may have resulted in switching to a sport or abandoning football. In order to answer these objectives, a semi-structured interview and a sentence complement instrument were used. The sample consisted of five high-performance athletes practicing field soccer. The results of the responses to the questionnaire and the sentence complement instrument were grouped into more recurrent themes, which allow for a better interpretive analysis of the responses obtained. It can be concluded that all the athletes interviewed mentioned cases of athletes who had chronic stress and professional exhaustion and ended up changing or abandoning the sport. They believe that suffering can lead to professional burnout and career abandonment in sports. This research could result in future benefits for soccer athletes in their daily training routine. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Burnout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sofrimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol de campo | - |
Título: dc.title | Concepções de atletas de futebol sobre a Síndrome de Burnout | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: