Arthur Bispo do Rosário : uma poética em processo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartinez Barrios, Vicente Carlos-
Autor(es): dc.creatorCosta Filho, José Almir Valente-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:54:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:54:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5514-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894926-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2007.-
Descrição: dc.descriptionAs obras de Arthur Bispo do Rosário (1909/11 – 1989) constituem o tema principal desta pesquisa, a qual toma como referência a exposição Registros de Minha Passagem pela Terra do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 1990. Reflete-se acerca das artes plásticas e visuais no modernismo e na arte contemporânea. A base teórica e metodológica encontra-se na Semiótica Plástica ou Visual, concebida pelos semioticistas Algirdas Julien Greimas e Jean- Marie Floch, em que são abordados os conceitos de semi-simbolismo e intertextualidade. Análise do conjunto das obras de Bispo do Rosário e, mais enfaticamente, do Manto da Apresentação, observando seus processos de produção e sua inserção no cenário da arte contemporânea. Destaca-se o caráter processual e poético da obras de Bispo, o qual consegue transformar a prosa (objetos do cotidiano) em poesia (objeto singular/poético). __________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe art works of Arthur Bispo do Rosário are the main subject of this research which takes as reference the exhibition Registros de Minha Passagem pela Terra, organized by the Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, in 1990. Plastic and visual analyses have focus on modern and contemporary art. Theorical and methodological bases come mainly from Plastic Semiotics conceived by Algridas J. Greimas and Jean-Marie Floch, cretors of "demi-symbolism" and "intertextuality" concepts.Thorough the art works analyses, specially the one from the Manto da Apresentação, all production processes are keenly observed as well as the elements of their inclusion in the contemporary art scene. The creation process and poetic character demonstrate the artist's great ability to transform prose (daily life object) into poetry (unique poetic object).-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectBispo do Rosário, Arthur, 1909-1989-
Palavras-chave: dc.subjectArte moderna - século XX - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectArte contemporânea-
Título: dc.titleArthur Bispo do Rosário : uma poética em processo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.