Pós-graduação no exterior e geopolítica do conhecimento : perfil e condicionantes da circulação internacional de sociólogas e sociólogos brasileiros (1964-1985)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavolaro, Sergio Barreira de Faria-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Matheus Almeida Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:53:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:53:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894903-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA institucionalização das ciências sociais no Brasil, assim como em outras nações do SulGlobal, é atravessada diretamente por assimetrias de poder no campo do conhecimento. Esta tese de doutorado aproxima a história das ciências sociais ao problema da geopolítica do conhecimento, debruçando-se sobre uma dimensão central do processo formativo acadêmico: a realização de cursos de pós-graduação. Circunscrevendo a pesquisa sobre um período paradigmático para o fluxo acadêmico internacional na história brasileira, e observando uma disciplina em específico, esta empreitada responde a seguinte pergunta: em que medida as assimetrias globais que estruturam as relações de poder no campo do conhecimento conformaram o perfil e os condicionantes da circulação internacional de sociólogas e sociólogos brasileiros durante a ditadura militar? A investigação se baseou, primeiramente, em uma análise bibliográfica da literatura especializada em história das ciências sociais, examinando as condições de construção de instituições entre 1930 e 1960 e o desenvolvimento de estruturas de ciência, tecnologia e pós-graduação durante a ditadura militar. Em um segundo momento debruçou-se sobre o perfil dos fluxos internacionais ao exterior a partir da análise quantitativa de dados sobre sociólogos/as brasileiros que realizaram cursos de pós-graduação fora do país entre 1964 e 1985. Por fim, trabalhou-se com 15 entrevistas com sociólogos/as que fizeram sua formação no exterior, de modo a levantar os condicionantes que influenciaram essas experiências. Primeiramente, foi possível notar que as assimetrias globais no campo do conhecimento afetam diretamente a construção de instituições e projetos de pesquisa em ciências sociais no Brasil das décadas de 1930 e 1960. A articulação entre atores e instituições, nacionais e do exterior, atravessada por categorias como “ausência”, “singularidade” e “desenvolvimento”, sedimentou relações de dependência e periferização do campo intelectual nacional. O desenvolvimento do sistema de ciência, tecnologia e pós-graduação nacional sofreu influência direta dos Estados Unidos no intervalo de 1964 a 1975, e a busca do Estado nacional em promover maior autonomia científica e tecnológica a partir de 1975 não foi capaz de romper com laços de dependência ao nível institucional, resultando no aprofundamento da subordinação cultural e simbólica da comunidade científica brasileira para com instituições do Norte-Global. Na primeira metade do regime militar, o financiamento estrangeiro, de instituições alinhadas à política externa norte-americana, foi crucial para a realização de mestrados e doutorados no exterior, com destaque para os Estados Unidos. De 1975 a 1985 observa-se o fortalecimento das bolsas de agências nacionais, CAPES e CNPq, mantendo, contudo, padrões de fluxo unilaterais ao centro. Além disso, os temas de pesquisa dos/as pósgraduandos/as refletiam padrões periféricos de inserção acadêmica dos brasileiros na divisão global do trabalho intelectual, com predominância de estudos de casos nacionais e orientação a partir de teorias de modernização. Entre os condicionantes comuns que influenciaram as trajetórias de fluxo ao exterior estão: a falta de acesso local à pós-graduação; as relações de deferência às instituições, autores e produções intelectuais do Norte-Global; e papéis sociais associados às relações de gênero. Porém, as trajetórias situadas entre 1964 e 1975 possuem maior dependência de redes de contatos extrainstitucionais para acessar meios de financiamento, majoritariamente estrangeiros, ao passo que intelectuais que se formaram entre 1975 e 1985 foram influenciados pela maior solidez das agências nacionais, com menor impacto da repressão direta do Estado. A tese destaca a relevância da geopolítica do conhecimento nos estudos sobre a história das ciências sociais no Brasil, revelando como as assimetrias nas relações globais de poder moldaram o desenvolvimento do campo sociológico brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionThe institutionalization of social sciences in Brazil, as in other nations of the Global South, is directly influenced by power asymmetries in the field of knowledge. This doctoral thesis connects the history of social sciences to the issue of the geopolitics of knowledge, focusing on a central aspect of the academic formation process: the academic training in postgraduate courses. Narrowing the research down to a paradigmatic period for international academic exchange in Brazilian history and looking at a specific discipline, this undertaking answers the following question: to what extent did the global asymmetries that structure power relations in the field of knowledge shape the profile and determinants of the international circulation of Brazilian sociologists during the military dictatorship? The investigation was initially based on a bibliographic analysis of the specialized literature on the history of social sciences, examining the conditions for the establishment of institutions between 1930 and 1960 and the development of science, technology, and graduate program structures during the military dictatorship. In a second phase, it delved into the profile of international flows abroad through quantitative analysis of data on Brazilian sociologists who pursued graduate courses overseas between 1964 and 1985. Finally, it involved 15 interviews with sociologists who completed their education abroad, aiming to identify the factors that influenced these experiences. Firstly, it was evident that global asymmetries in the field of knowledge directly affected the construction of institutions and research projects in social sciences in Brazil during the 1930s and 1960s. The interplay between national and foreign actors and institutions, influenced by categories like "absence," "uniqueness," and "development," solidified relationships of dependence and marginalization in the national intellectual sphere. The development of the national science, technology, and graduate program system was directly influenced by the United States between 1964 and 1975, and the national government's efforts to promote greater scientific and technological autonomy from 1975 onwards failed to break institutional dependencies, resulting in the deepening of cultural and symbolic subordination of the Brazilian scientific community to Northern Global institutions. In the first half of the military regime, foreign funding from institutions aligned with U.S. foreign policy was crucial for pursuing master's and doctoral degrees abroad, with a strong emphasis on the United States. From 1975 to 1985, there was a strengthening of scholarships from national agencies, CAPES and CNPq, but unilateral flow patterns to the center persisted. Furthermore, the research topics of graduate students reflected peripheral patterns of Brazilian academic integration into the global division of intellectual labor, with a predominance of national case studies and guidance based on modernization theories. Common determinants influencing the trajectories of studying abroad included the lack of local access to graduate programs, deference to institutions, authors, and intellectual production from the Northern Global, and gender-related social roles. However, the trajectories between 1964 and 1975 were more dependent on extrainstitutional networks to access predominantly foreign funding, while intellectuals who graduated between 1975 and 1985 were influenced by the greater stability of national agencies, with less direct state repression. The thesis shows the importance of the geopolitics of knowledge in studies of the history of social sciences in Brazil, revealing how global power asymmetries have shaped the development of the Brazilian sociological field.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Sociologia (ICS SOL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Sociologia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais - história-
Palavras-chave: dc.subjectGeopolítica do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectPós-graduação-
Título: dc.titlePós-graduação no exterior e geopolítica do conhecimento : perfil e condicionantes da circulação internacional de sociólogas e sociólogos brasileiros (1964-1985)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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