Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lambert, Luna Letícia de Mattos | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Maria Lídia Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:53:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:53:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45067 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4800 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4878-3115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894729 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo avalia a relação entre a geografia e a educação ambiental críticas. Toma o estudo do meio como metodologia de ensino que pode promover essa aproximação. Ancora-se na teoria geográfica de Santos, em Leff, Layrargues e Loureiro na educação ambiental, em Fernandes, Lopes e Pontuschka na abordagem sobre estudo do meio. Trata-se de pesquisa mista. Projetos de educação ambiental de escolas públicas do Distrito Federal apresentados na etapa distrital da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), em 2013, são o referencial empírico. Avalia-se a relação entre as propostas teóricas e os projetos das escolas. Identificou-se que o estudo do meio é capaz de relacionar essas áreas com foco na transformação social, mas não é utilizado nas escolas. | - |
Descrição: dc.description | The article discusses the relationship between geography and environmental education criticism. Takes field work as a pedagogical method that can promote this approach. Is anchored on the geographical theory of Santos, in Leff, Layrargues and Loureiro in environmental education and Fernandes and Lopes and Pontuschka in field work. This is a joint research and environmental education projects of Federal District's public schools presented at the IV CNIJMA in 2013 are the empirical reference. It analyzes the relationship between environmental education theoretical proposals and projects of schools. It was identified that field work is a good alternative to relate these areas with a focus on social transformation, but is not used in schools. | - |
Descrição: dc.description | El artículo analiza la relación entre la geografía y la educación ambiental crítica. Toma estudio del entorno como un enfoque pedagógico que puede promover este aproximación. Está anclado en la teoria geográfica de Santos, en Leff, Layrargues y Loureiro en la educación ambiental y en Fernandes, Lopes y Pontuschka en el estudio del entorno. Se trata de una investigación mista y proyectos de educación ambiental en las escuelas públicas del Distrito Federal, que se han presentado en la IV CNIJMA en 2013, son la referencia empírica. Se analiza la relación entre las propuestas teóricas de la educación ambiental y los proyectos de las escuelas. Se identificó que lo estudio del entorno es capaz de relacionar estas áreas con un enfoque en la transformación social, pero no se utiliza en las escuelas. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4800. Acesso em: 16 fev. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espacialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | - |
Título: dc.title | O estudo do meio na educação ambiental formal : contribuições da ciência geográfica | - |
Título: dc.title | Field work for environmental education : geographic theory contributions | - |
Título: dc.title | El estudio del entorno en la educación ambiental formal : contribuciones de la ciencia geográfica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: