Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Laranjeiras, Cássio Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Pôrto, Cleovam da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:53:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:53:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8726 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894706 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2011. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é discutir aspectos relacionados à Física Moderna e Con-temporânea no Ensino Médio (FMCEM), defendendo e explorando a existência de tensões de natureza pedagógica e epistemológica no processo de ensino e aprendi-zagem, com vistas à construção de transições de natureza curricular. Para além da mera superposição de novos tópicos àqueles já existentes nas grades curriculares convencionais do Ensino Médio, defende-se a perspectiva de que uma releitura dos conteúdos curriculares de Física voltados para esse nível de ensino pode indicar potenciais caminhos para uma abordagem contemporânea, inovadora, dinâmica e contextualizada da Física. A perspectiva educacional de Paulo Freire constitui-se aqui um referencial de natureza pedagógica, que nos permitiu reunir e incorporar elementos dialógicos às nossas reflexões e proposta. No campo mais propriamente epistemológico, fomos norteados pela Epistemologia Histórico-Crítica de Gaston Ba-chelard, em cujas categorias conceituais fomos buscar referências, também constitu-tivas e essenciais ao trabalho didático-pedagógico com a Física. Como exercício aplicativo, na forma de proposição didática, apresentamos uma proposta de Material Didático Instrucional (MDI) de apoio a professores e alunos, no formato de “Lições de Física”, que explora o tema “Espectroscopia”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this work is to discuss some topics of modern and contemporary Physics at the high school level (FMCEM) defending and exploring the existing epis-temological and pedagogical tensions in the teaching learning-process aiming at building curricular transitions. Beyond the superposition of new topics to those al-ready implemented in high school conventional programs we defend that a new ap-proach to their content can point to innovative, dynamic and contextualized visions of Physics. Paulo Freire´s contextualized vision of education is a pedagogic reference that helps us bring and incorporate dialogic elements to our considerations and pro-posal. Gaston Bachelard and his historical-critical epistemology guides us through this field using his categories and concepts that are constitutive and essential to the didactic (teaching)and pedagogic aspects of Physics. We present a Didactic Instruc-tional Material (MDI) as an application exercise in the form of a didactic proposition as a support to teachers and students, in a “Lessons of Physics” format that develops the subject of Spectroscopy. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise espectral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Título: dc.title | Espectroscopia : enfrentando obstáculos e promovendo rupturas na inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: