Quando terceiros adquirem status de primeiros : pais na formação de seus filhos aprendendo línguas.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida Filho, José Carlos Paes de-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Keila dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:53:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:53:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38977-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894619-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020.-
Descrição: dc.descriptionA formação de pais no âmbito dos estudos de línguas de seus filhos é o tema maior que norteia esta pesquisa, de caráter qualitativo (descritivo e interpretativo), baseada em um estudo de caso com característica interventiva (estudo de caso instrumental). Ela tem por objetivo compreender o que pensam e fazem pais e responsáveis na tentativa de apoiar e aconselhar seus filhos quando esses aprendem uma língua estrangeira (LE) na escola. Sua base teórica traz à luz os ensinamentos de Almeida Filho (2011, 2013, 2014, 2015, 2018) acerca dos estudos na área de Formação, Aquisição e Ensino de Línguas (FAElin), bem como o Modelo OGEL — Operação Global de Ensino de Línguas e OGF — Modelo da Operação Global da Formação de Agentes, além de discussões acerca dos temas relativos à abordagem, bem como às competências, ambas voltadas para o caso dos pais no contexto específico dos responsáveis cujos filhos aprendem uma língua estrangeira. Igualmente presentes neste processo, encontram- se os temas referentes a atitudes e motivação de pais que podem influenciar na aprendizagem de idiomas de seus filhos. Trazemos autores como Dörnyei (2003), Ortega (2013), Gardner (2007), Gass, Behney e Plonsky (2013), que discorrem sobre esse tema no âmbito da Aquisição de Segunda Língua (ASL). Como mola propulsora da FAELin, trazemos a reflexão, discutida a partir dos preceitos de autores como Prabhu (1990), Schön (1997) e Almeida Filho (2016, 2018). Além disso, o envolvimento dos pais (parental involvement) (no que tange à língua estudada pelos filhos) é explicado por meio das investigações trazidas por Castillo e Camelo (2013), Forey, Besser e Sampson (2015) e Kalayci e Öz (2018).Os dados foram obtidos a partir da observação de reuniões de pais em um centro de línguas, escola pertencente à rede pública de ensino do Distrito Federal / DF. Contudo, a coleta de registros estendeu-se, também, a visitas às casas dos familiares convidados a partir de tais reuniões, conduzidas (em moldes reflexivos) por um professor participante. Afora tal educador, participaram deste estudo pais de adolescentes da referida instituição, que contribuíram na obtenção de dados para compor um roteiro (no formato de uma brochura), produto desta investigação. Os resultados alcançados sugerem que não é necessário que os responsáveis dominem o idioma para terem condições de auxiliar seus filhos na aprendizagem da língua estrangeira, mas ter a devida orientação, o que desemboca na área de formação destes terceiros agentes do ensino de línguas.-
Descrição: dc.descriptionThe formation of parents in the context of their children's language studies is the theme that guides this qualitative research, which is a descriptive and interpretative one, based upon a case study (with interventional characteristics, an instrumental case study). It aims to describe and interpret practices developed by parents, in order to assist students with regard to the experience and experimentation of the language learnt in school. Its theoretical basis brings to light the teachings of Almeida Filho (2011, 2013, 2014, 2015, 2018) on studies in the area of Language Development, Acquisition and Teaching, as well as the OGEL Model — Global Language Teaching, besides the OGF Model: Model of the Global Operation of Agent Development. Moreover, there are discussions upon topics related to the approach, as well as skills, both focused on the case of parents in the specific context of those whose children learn a foreign language. In addition, there are themes related to attitudes and motivation of parents that can influence the learning of their children's languages study. Authors such as Dörnyei (2003), Ortega (2013), Gardner (2007), Gass, Behney and Plonsky (2013) are considered, who discuss this theme under the rubric of Second Language Acquisition (SLA). As a driving spring of FAELin, reflection is brought into discussion, based upon the precepts of authors such as Prabhu (1990), Schön (1997) and Almeida Filho (2016, 2018). Not to mention, studies related to the involvement of parents (parental involvement) are used, with regard to the language learnt by their children, explained through the investigations conducted by Castillo and Camelo (2013), Forey, Besser and Sampson (2015) and Kalayci and Öz (2018). Data were obtained not only from the observation of parent meetings in a language centre, a school belonging to the public education network of the Federal District of Brazil, but also from visits aimed to the meeting parents. Related to these meeting, they were conducted on reflexive way by the participant teacher. Apart from this educator, the parents of students from that institution have taken part in this study, and also contributed to obtaining data to compose a script (in the form of a brochure), product of this investigation. The results achieved suggest that it is not necessary for parents to dominate the language in order to be able to assist their children in learning a foreign language. On the other hand, it is, therefore, necessary to properly guide those parents, which leads to the training area of these third agents.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de terceiros agentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnvolvimento dos pais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem de terceiros agentes-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências no ensino de línguas-
Título: dc.titleQuando terceiros adquirem status de primeiros : pais na formação de seus filhos aprendendo línguas.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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