Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Renato Hilário dos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Doralice de Lourdes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:53:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:53:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23142 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23142 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894599 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. | - |
Descrição: dc.description | Nesta pesquisa, investigo a relação dos sujeitos participantes do Programa de Governo - DF Alfabetizado, com a Educação de Jovens e Adultos, articulando a inserção destes sujeitos na primeira etapa da EJA. A pesquisa que integra a linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade Na Educação (EAPS), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília , se caracteriza como pesquisa-ação. Tem como eixo de interesse a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva Histórico-Cultural de base marxista, por compreender a importância da realização de ações para superação do problema aqui levantado. A investigação visa contribuir por meio de práticas educacionais, com a continuidade dos estudos de sujeitos participantes da experiência de alfabetização do Centro de Ensino Fundamental 120 de Samambaia, organizando sua inserção nas Escolas que ofertam a primeira etapa (1º ao 4º semestre) da Educação de Jovens e Adultos na Rede pública de Ensino do Distrito Federal. A pesquisa aponta resultados significativos, tendo, como base fundamental, as falas e narrativas dos sujeitos e os registros do real concreto vivido no CEF 120 de Samambaia, entre os meses de abril a outubro de 2016, destacando a significação de educandas e educandos no tocante à ruptura com o silêncio de vida e classe e a decisão de 90% de continuidade dos estudos nas etapas seguintes da Educação de Jovens e Adultos. Neste sentido, a pesquisa faz emergir novas perspectivas para a transformação da realidade dos sujeitos participantes, à medida que não se caracteriza apenas como investigação, mas como ação concreta de intervenção na realidade social dos sujeitos pesquisados. | - |
Descrição: dc.description | The current work aims to analyze thoroughly the relation of all participating subjects at the Government Program DF Alfabetizado with Youth and Adult Education, furthermore, the insertion of the aforementioned subjects at the first level of Youth and Adult Education will be articulated. The current research is integrated with the “School, Learning, Pedagogic Action, and Subjectivity regarding Education” (EAPS) research line, part of the Education Post-Graduation Program at the Faculty of Education at the University of Brasilia and is defined as action research. The interest area radius encompasses Youth and Adult Education under a historical-cultural perspective with Marxist views as foundation, as it is understood a large amount of work will be required to overcome the problem raised herein. The current investigation aims to contribute by means of educational practice and the continuity of studies of participating subjects in the literacy experience at the Basic Education Center 120 in Samambaia, thereafter with their insertion in the schools which offer the first stage (1st to 4th levels) being articulated at Public Basic Youth and Adult Education at the Federal District. The research lays out a significant outcome, using as primary basis the speech and linear narratives from the subjects and records from the concrete reality experienced at the Basic Education Center 120 in Samambaia, between April and October 2016, highlighting the significance atributed by educatees in the rupture from silencing regarding lifestyle, social class and the decision of 90% to keep progressing studies in the following stages at Youth and Adult Education. Therefore, the research brings up new perspectives to the subjects’ reality, as it not only can be regarded as investigation, but also as concrete action of intervention into the social reality of the studied subjects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Título: dc.title | A inserção-continuidade de alfabetizadas e alfabetizados no Centro de Ensino Fundamental 120 de Samambaia, na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal | - |
Título: dc.title | Insertion-continuity of literacy students at the Basic Education Center 120 in Samambaia – Federal District, first level at Public Basic Youth and Adult Education at the Federal District | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: