Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Sidney | - |
Autor(es): dc.contributor | alinebr.1979@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Maria Aline de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:53:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:53:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43736 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894510 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | - |
Descrição: dc.description | A partir do final do século XX e início do XXI, o mundo ocidental, de forma geral, tem sofrido constantes e grandes influências no seu modo de fazer literatura, impulsionadas tanto pelo modo de ver o mundo (que se modifica a todo instante) quanto pela revolução tecnológica e digital que presenciamos até os dias atuais. Essas evoluções têm impelido não somente uma literatura calcada no verbal, mas principalmente outros fazeres narrativos que prezam pelas imagens narrativas em seus elementos composicionais mais essenciais, como acontece com os romances gráficos de nossos dias. A partir dessas reflexões, nossa pesquisa demonstra como os elementos desses objetos de pesquisa estão inter-relacionando-se, tanto em seu escopo verbal (quando estiver presente) quanto imagético, para a criação de literariedades iconotextuais e de afigurações pictóricas (que são próprias de textos com características dialógicas). Para esses certames, utilizamos a metodologia da crítica dialógica, a partir de autores como Bakhtin e Luciano Ponzio, conjuntamente aos estudiosos de quadrinhos que concorreram para os nossos desenvolvimentos, como Groensteen, Alary, Cirne, Chinen, Vergueiro, Ramos entre outros. Com o estabelecimento do fato de que as relações entre os elementos de constituição de um romance gráfico para a construção de seus sentidos são singulares e complexas, propomos como neologia o termo Imagética Romanesca para a denominação dessas inter-relações de sentidos quando providas de características dialógicas. Para que a imagética romanesca fosse demonstrada, nosso corpus foi constituído pelo romance gráfico espanhol Berço de corvos (2010), da autoria de Zaragoza e Plà, instituído aqui como nosso estudo de caso. Como leituras complementares às possibilidades da imagética romanesca, trazemos as obras Cais (2016), da autoria de Janaína de Luna e Pedro Cobíaco, A guerra do reino divino (2001), de Jô Oliveira, e as três obras mudas de Suzy Lee, Onda (2008), Espelho (2009) e Sombra (2010). Assim esperamos demonstrar que a imagética romanesca possa ser entendida como a poética das imagens narrativas em romances gráficos atuais, a qual demonstre os seus possíveis fatores de literariedade em obras de arte como o são os romances gráficos de nossos dias. | - |
Descrição: dc.description | From the end of the 20th century and beginning of the 21st century, the western world, in general, has suffered constant and great influences in its way of writing literature, driven both by the way of seeing the world (which is changing all the time) and for the technological and digital revolution that we are witnessing to the present day. These evolutions have driven not only a literature based on the verbal, but mainly other narrative actions that value narrative images in their most essential compositional elements, as happens with the graphic novels of our days. Based on these reflections, our research demonstrates how the elements of these research objects are interrelated, both in their verbal (when it is present) and in their imagery scope, for the creation of iconotextual literacies and pictorial figurations (which are typical of texts with dialogic characteristics). For these events, we used the methodology of dialogical criticism, from authors such as Bakhtin and Luciano Ponzio, with the comic book scholars who contributed to our developments, such as Groensteen, Alary, Cirne, Chinen, Vergueiro, Ramos, among others. With the establishment of the fact that the relations between the constituent elements of a graphic novel for the construction of its meanings are singular and complex, we propose as a neology the term Romanesque Imagery for the denomination of these interrelationships of meanings when provided with dialogical characteristics. In order for the romanesque imagery to be demonstrated, our corpus was constituted by the Spanish graphic novel Crows cradle (2010), by Zaragoza and Plà, instituted here as our case study. As complementary readings to the possibilities of the romanesque imagery, we bring the works Cais (2016), by Janaína de Luna and Pedro Cobíaco, A Guerra do Reino Divino (2001), by Jô Oliveira, and the three silent works by Suzy Lee, Onda (2008), Espelho (2009) and Sombra (2010). Thus, we hope to demonstrate that the romanesque imagery can be understood as the poetics of narrative images in current graphic novels, which demonstrates its possible factors of literariness in works of art such as the graphic novels of our days. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romance gráfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literariedade iconotextual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagética romanesca | - |
Título: dc.title | Correia artefatos literários tornados imagens : a imagética romanesca como poética das imagens narrativas em romances gráficos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: