Aspectos particulares da dinâmica educacional de uma turma de alfabetização em braille

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho, Cristina Massot Madeira-
Autor(es): dc.creatorTamanaha, Aictyr Lomonte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:53:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:53:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894492-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como proposta de estudo a compreensão da singularidade do atendimento educacional dos estudantes deficientes visuais em processo de alfabetização em braille, realizada uma classe especial numa escola pública do Distrito Federal. Para atingir esse objetivo, a pesquisa se propõe a (i) compreender como está organizada a oferta de educação especial para os estudantes deficientes visuais (cegos e com baixa visão) em fase de alfabetização na rede pública de ensino do Distrito Federal, refletindo sobre os avanços e as dificuldades do processo de inclusão educacional; (ii) investigar como o diálogo é utilizado nas estratégias pedagógicas para a aprendizagem e o desenvolvimento desses estudantes; e (iii) compreender o papel que as avaliações diagnósticas médico-terapêuticas, psicopedagógicas e avaliações educacionais assumem para o desenvolvimento da prática pedagógica da professora participante da pesquisa. O aporte metodológico utilizado foi a metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, organizado em uma construção descritiva de particularidades observadas ao longo do trabalho de campo. Como referencial teórico foram utilizadas as obras de Mitjáns Martinez e González Rey (2017); e Vygotski (1997). Para esses autores a avaliação (diagnóstica ou de aprendizagens) não deve estar pautada em objetivos universais e homogêneos que não contribuem para a compreensão das possibilidades de aprendizagem, e sim estar pautada por uma análise de caráter qualitativo do desempenho do estudante A partir da análise do referencial teórico em conjunto com a pesquisa empírica, chegaram-se aos seguintes resultados do trabalho: (i) por meio do diálogo, a professora estabelece uma dinâmica em sala aula que favorece o engajamento dos estudantes em suas aprendizagens e nos processos de desenvolvimento; (ii) a aproximação promovida pelo diálogo proporciona a professora a elementos necessários para a realização da avaliação processual de seus alunos e a construção de atividades singularizadas que ampliam as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento; e (iii) as avaliações diagnósticas médico-terapêuticas possuem papel secundário no planejamento das ações educativas da professora.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to reflect on aspects of the educational attendance of a group of visually impaired students (blind and with low vision) in the literacy series, understanding the characteristics of this dynamic that aims to the learning and the development of children of the public educational system of the Federal District. To achieve this goal, the research proposes to: (i) to understand how the provision of special education for the visually impaired (blind and low vision) students in the literacy phase in the public school system of the Federal District is organized, reflecting on the advances and difficulties of the process of educational inclusion; (ii) to investigate how dialogue is used in pedagogical strategies for the learning and development of these students; and (iii) to understand the role that medical-therapeutic, psychopedagogical and educational evaluations assume for the development of the pedagogical practice of the teacher participating on the research. The methodological approach used was the qualitative methodology of the case study type, organized in a descriptive construction of particularities observed throughout the field work. As a theoretical reference, were used the works of Mitjáns Martinez and González Rey (2017) and Vygotski (1997). For these authors, the assessment (diagnostic or learning) should not be based on universal and homogeneous objectives that do not contribute to the understanding of the possibilities of learning, but rather be based on a qualitative analysis of student performance. Based on the analysis of the theoretical reference in conjunction with the empirical research, the following results were obtained: (i) through the dialogue, the teacher establishes a classroom dynamics that favors the students' engagement in their learning and in the development processes; (ii) the approach promoted by the dialogue provides the teacher with the necessary approximation to carry out the procedural evaluation of her students and the construction of singularized activities that increase the possibilities of learning and development; and (iii) the medical-therapeutic diagnostic evaluations play a secondary role in the planning of the teacher's educational actions.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual - educação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento e educação-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização em braille-
Título: dc.titleAspectos particulares da dinâmica educacional de uma turma de alfabetização em braille-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.