Vilas ferroviárias no Brasil : os casos de Paranapiacaba em São Paulo e da Vila Belga no Rio Grande do Sul

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchlee, Andrey Rosenthal-
Autor(es): dc.creatorFinger, Anna Eliza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:52:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:52:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5282-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894416-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.-
Descrição: dc.descriptionApós a industrialização e a abolição da escravatura, a forma de se relacionar com o espaço habitacional foi profundamente alterada. A popularização de conceitos como funcionalidade e moralidade, aliada a preocupações com questões sanitárias e a introdução de novas tecnologias, levaram a uma revisão dos antigos padrões urbanísticos e arquitetônicos, gerando novos modelos que substituíram as antigas formas de construir a arquitetura residencial. Nesse contexto foram construídas vilas destinadas a abrigar trabalhadores de empreendimentos industriais, que adotaram e ajudaram a popularizar esses novos modelos, e que ao mesmo eram utilizados como instrumentos de controle e doutrinadores sociais. No Brasil foram inúmeras as experiências desse tipo, e este trabalho aborda o recorte específico das vilas ligadas a empreendimentos ferroviários, identificando diferentes momentos em que as empresas investiram nesse tipo de equipamento e suas principais motivações. Como estudo de caso foram analisadas as vilas de Paranapiacaba, em Santo André – SP, e a Vila Belga, em Santa Maria RS, contemporâneas, mas construídas em contextos diferenciados, obtendo resultados também distintos. Foram identificados os principais aspectos que influenciaram na conformação urbanística e arquitetônica destas vilas, relacionando‐as ao contexto nos quais estavam inseridas na época de sua construção de forma a compreender essas diferenças, identificando como os preceitos industriais se refletiram em seus projetos e comparando‐as, sempre que possível, às cidades brasileiras do início do século XX.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura de habitação - ferrovias - história-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto arquitetônico-
Palavras-chave: dc.subjectCidades e vilas - São Paulo (Estado) - Rio Grande do Sul - ferrovias-
Palavras-chave: dc.subjectUrbanização-
Título: dc.titleVilas ferroviárias no Brasil : os casos de Paranapiacaba em São Paulo e da Vila Belga no Rio Grande do Sul-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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