Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Laércia Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor | mbocunha@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Mayana Borges da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:52:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:52:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44564 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894319 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Foram desenvolvidos três estudos. O primeiro utilizou o conceito de metacontingência para interpretar resultados de um análogo experimental com o IPDG. e teve objetivo de mostrar que outras variáveis sociais podem influenciar o efeito de consequências culturais sobre a cooperação. O segundo estudo apresentou premissas básicas da Teoria dos Jogos e explorou a possibilidade de interpretações dos resultados obtidos no Estudo 1 a partir da metodologia típica da área. Os resultados sugeriram que o aumento da atração do payoff Y aumentaria a probabilidade de culturantes cooperativos com PAXXXY entre os membros de quartetos. O terceiro estudo teve como objetivo verificar o efeito da magnitude dos payoffs T e S sobre a cooperação. Oito quartetos foram expostos à um delineamento ABCA com magnitudes do payoff T crescentes e S decrescentes entre as condições. O ganho do grupo foi o mesmo para os PAs XXXX e XXXY. Os resultados mostraram que os quartetos cooperaram e a emissão de XXXY foi maior nas condições iniciais, com diminuição de frequência ao longo da sessão experimental a despeito das condições. A mudança da cooperação do tipo XXXY para XXXX ocorreu, principalmente após a emissão da descrição da semelhança entre os ganhos do grupo para XXXX e XXXY. Os resultados foram discutidos à luz da Análise do Comportamento. Uma discussão teórico-conceitual entre Análise do Comportamento e Teoria dos Jogos também foi proposta. Defende-se a importância de estudos de interface para compreensão dos determinantes da cooperação em contextos de conflito de interesses individuais e coletivos e o uso de modelos como o IPDG. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Three studies were developed. The first used the concept of metacontingency to interpret results from an experimental analog with the IPDG. and aimed to show that other social variables can influence the effect of cultural consequences on cooperation. The second study presented basic premises of Game Theory and explored the possibility of interpreting the results obtained in Study 1 from the typical methodology of the field. The results suggested that increasing the attraction of payoff Y would increase the probability of cooperative culturants with PAXXXY among quartet members. The third study aimed to verify the effect of the magnitude of T and S payoffs on cooperation. Eight quartets were exposed to an ABCA design with increasing T and decreasing S payoff magnitudes across conditions. The group gain was the same for PAs XXXX and XXXY. The results showed that the group cooperated and XXXY emission was highest in the initial conditions, with decreasing frequency throughout the experimental session despite the conditions. Culturants with PAsXXXY shifted to XXXX after the issuance of the description of the similarity between group gains for XXXX and XXXY. The results were discussed in the light of Behavior Analysis. A theoretical-conceptual discussion between Behavior Analysis and Game Theory was also proposed. The importance of interface studies for understanding the determinants of cooperation in contexts of conflicting individual and collective interests and the use of models such as the IPDG is defended. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacontingência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência Culturo-Comportamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos jogos | - |
Título: dc.title | A cooperação em culturantes no Jogo do Dilema do Prisioneiro : interface entre a Teoria dos Jogos e a Ciência Culturo-Comportamenta | - |
Título: dc.title | Culturant Cooperation in the Prisoner's Dilemma Game : relations between Game Theory and Culturo Behavior Science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: