Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Tatiana Oliveira de-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Claisy Maria Marinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:52:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:52:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2009-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27548-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894278-
Descrição: dc.descriptionDiscute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a discussion on the current scenario in School Psychology in the State of Maranhão. We use, as parameter, the transformations that occurred throughout the country in the last decades. . A bibliographic study on the subject has been carried out and used for later reflections about the history and current trends regarding the training and work of school psychologists in the State of Maranhão. We concluded that Maranhão needs the contribution of school psychologists who are certain of their role and intentions so they can build their professional identity with commitment to local social transformations, which starts with the improvement of expertise in the area.-
Descrição: dc.descriptionSe discute el escenario actual de la Psicología Escolar en el estado de Maranhão, usando como parámetro las transformaciones de las últimas décadas en el ámbito nacional. Fue realizado un estudio bibliográfico sobre el tema, a partir del cual se levantaron reflexiones sobre la historia y las tendencias actuales en el ámbito de la formación y actuación del psicólogo escolar en el estado. Se considera que en Maranhão es necesaria la contribución de psicólogos escolares que, seguros de su papel e intencionalidad, construyan una identidad profesional comprometida con las transformaciones sociales del contexto local, lo que comienza a hacerse efectivo a través del perfeccionamiento de la formación en el área.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia Escolar e Educacional - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPsicólogos - formação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicólogos - atuação-
Título: dc.titlePsicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais-
Título: dc.titleSchool psychology in Brazil and in the State of Maranhão : history and current trends-
Título: dc.titlePsicología escolar en Brasil y en Maranhão : recorridos históricos y tendencias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.