A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeles, Lúcio França-
Autor(es): dc.creatorSousa, Ricardo Lima Praciano de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:52:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:52:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45949-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894250-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionInteligência Artificial representa um conjunto de tecnologias de natureza digital com expressiva expansão em diversos segmentos sociais e econômicos. Caracterizada por elevada quantidade de dados, processamento robusto e algoritmos trabalhando em processos estatísticos de identificação e aprendizado de padrões, predição e apoio à tomada de decisão. É predominante nas operações de grandes empresas de tecnologia, que oferecem serviços nos dispositivos eletrônicos de grande parcela da população. Já existem aplicações de IA no campo educacional com perspectiva de expansão na oferta de soluções. O uso não refletido de tecnologias pode representar consequências inesperadas para sociedade, se processos de conduta ética não estiverem associados. Os docentes representam um segmento social importante em razão de seu ofício de formação junto aos estudantes e sociedade. Esta pesquisa, no formato de estudo de caso, único, investigou como uma parcela de professores, da rede pública de ensino do Distrito Federal, percebem a IA e suas potenciais consequências no campo educacional. São docentes na condição de participantes em formação continuada, em tecnologia educacional. O levantamento de dados se valeu de questionários e entrevistas. A análise temática foi usada para exame dos dados. Identificaram-se questões sobre as oportunidades e preocupações sobre o tema. Concluiu-se, preliminarmente, que há uma boa noção sobre a IA, contudo, há carência de formação sobre o assunto, falta debate sobre temas que promovam a construção de uma cidadania digital, a análise do uso de tecnologias de forma crítica, responsável e sobretudo com inclusão, equilíbrio e princípios éticos. Recomenda-se a adoção de estratégias como aprendizagem colaborativa online e recursos educacionais abertos.-
Descrição: dc.descriptionArtificial Intelligence represents a group of digital Technologies in a significant expansion of several social and economic segments. Characterized by a high amount of data, processing and algorithms that work in statistical processes of identification and learning of patterns, prediction and support for decision-making. It is prevalent in the operations of large technology companies that offering of services on electronic devices for many people. We have applications of AI in the educational sector, offering solutions. The unthinking use of technologies can represent unexpected consequences for society if ethical conduct processes are not associated. Teachers represent an important social segment, because they educate students and society. This research, as a case study, using a single method model, investigated how teachers from public education, at Brasilia, see AI and its potential reflexes in the educational sector. They are participants in continuing education in educational technology. The data collected used questionnaires and interviews. Thematic analysis was used to examine the data. It was identified questions about teachers' opportunities and concerns about the topic. At the end, preliminarily, teachers had a good knowledge of AI; however, there is a lack of training in the subject and a lack of debates of issues that promote the construction of digital citizenship, the analysis of the use of technologies critically, responsibly, and above all with inclusion, balance and ethical principles. The adoption of strategies such as online collaborative learning and open educational resources is recommended.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pública-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Título: dc.titleA Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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