O design como estratégia de inovação para a competividade e sustentabilidade de países, empresas e comunidades : o caso de Ipameri-GO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Isabel Teresa Gama-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Eliza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:52:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:52:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2006-03-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894163-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho baseia -se em um estudo teórico sobre como o design, enquanto inovação tecnológica e estratégia mercadológica, que agrega valores aos produtos e serviços, pode contribuir para o aumento da competitividade de países, empresas e comunidades. Neste intento, foram apresentados o estado da arte do design, seus novos conceitos e sua interrelação multidisciplinar com parâmetros tecnológicos, mercadológicos, culturais e políticos, dentro do paradigma tecnoeconômico de desenvolvimento, em suas duas vertentes: Tecnologia de Ponta e Tecnologia Social. Também, foram apresentadas as experiências e políticas de design de alguns países, bem como seu panorama no Brasil, no que se refere ao trabalho e aos mais importantes projetos de suas principais instituições que atuam em prol da inserção dessa inovação nos processos produtivos das empresas. Ao final, foi apresentado estudo de caso sobre o setor de artesanato de uma comunidade de ceramistas do município de Ipameri-GO. Essa experiência permitiu uma vivência significativa para o exercício de atividades técnicas e públicas, por meio de parcerias multiinstitucionais, onde estão inseridos o setor acadêmico, o setor público municipal, o setor privado, o terceiro setor e demais integrantes do setor público não-estatal, partícipes e responsáveis solidários pelo desenvolvimento sustentável do País.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is based on a theoretical study about how the design, regarded as technological innovation and marketing strategy that joins values to the products and services, can contribute to the increase of the competitiveness of countries, companies and communities. With this intention, we presented the state of the art of the design, their new concepts and its multidisciplinary interrelation with technological, marketing, cultural and political parameters, inside of the technical and economic development paradigm, in its two branches: High Technology and Social Technology. Also, were presented the experiences and the design policies of some coutries as well as the panorama of the design in Brazil, especially the work and the most important projects of its main institutions that promote the inclusion of design in the productive processes. Finally, a case study about a community of ceramists of the municipal district of Ipameri-GO is presented. This case study describes the practice of technical and public activities with the handcrafter community that was a significant and rich experience with mutual learning. In this work a multiinstitutional partnership was stabilished involving the academic sector, the municipal public sector, the private sector, the third-sector and other members of the no-government public setor. These institutions are partners and share the reponsability for sustainable development of the Country.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Desenvolvimento Sustentável-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Título: dc.titleO design como estratégia de inovação para a competividade e sustentabilidade de países, empresas e comunidades : o caso de Ipameri-GO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.