Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garrossini, Daniela Favaro | - |
Autor(es): dc.creator | Arakaki, Cristiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:52:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:52:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37460 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894126 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Se a Arte tem a característica e o grande propósito de alterar as visões de mundo, de ser transformadora, como aumentar a potência de uma obra interativa? O espaço, as dinâmicas de interação e as pessoas contribuem para promover esse aumento de potência? Partindo desta questão norteadora, propus uma reflexão sobre as interações, as experiências e os afetos que surgem no espaço de uma exposição de arte interativa, resultando em uma cartografia dos afetos. Para o campo conceitual, inicio a formação do rizoma pelo platô filosófico sobre encontros, afetos e conhecimento, a partir dos pensamentos de Nietzche, Morin, Bauman, Brea até chegar no Espinosa; em seguida, sobre a interatividade e a Arte interativa, destacando Groys, Ferrara, Brea, Plaza; conceituo o espaço baseado em Milton Santos; e apresento o Design de Interação, seus conceitos e princípios baseados no design centrado no usuário: usabilidade, experiência do usuário, processos, ferramentas. Na segunda parte, explico o caminho metodológico proposto, que foi uma construção a partir de minha visão e atuação como designer, tendo então como referências frameworks e ferramentas do design de experiência do usuário, juntamente com a pesquisa intervenção e a cartografia. Desta forma, a partir de uma experiência de campo com um grupo focal, captou-se as percepções e os afetos gerados durante uma visita à uma exposição interativa de Arte e Tecnologia. E, em seguida, são apresentadas as análises dos dados, as consolidações, e diferentes formas de representações. | - |
Descrição: dc.description | If Art has the characteristic and grand purpose of changing worldviews, of being transformative, how to increase the power of an interactive work? Do space, interaction dynamics and people contribute to this increase in power? Starting from this guiding question, I proposed a reflection on the interactions, experiences and affections that arise in the space of an interactive art exhibition, resulting in a cartography of the affections. For the conceptual field, I begin the formation of the rhizome by the philosophical plateau about encounters, affections and knowledge, from the thoughts of Nietzche, Morin, Bauman, Brea until arriving at Espinosa; then on interactivity and interactive art, highlighting Groys, Ferrara, Brea, Plaza; I conceptualize the space based on Milton Santos; and introduce Interaction Design, its concepts and principles based on user-centric design: usability, user experience, processes, tools. In the second part, I explain the proposed methodological path, which was a construction based on my vision and acting as a designer, having as reference frameworks and tools of user experience design, along with intervention research and cartography. Thus, from a field experience with a focus group, we captured the perceptions and affects generated during a visit to an interactive Art and Technology exhibition. And then the data analyzes, consolidations, and different forms of representations are presented. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte interativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design de interação | - |
Título: dc.title | Cartografia dos afetos na arte interativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: