Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Montandon, Maria Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Derze, Farlley Jorge | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:52:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:52:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/894045 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2006. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo trata da presença da Música no Programa de Avaliação Seriada – PAS, da Universidade de Brasília – UnB, sob o ponto de vista de como se deu sua inserção e sua trajetória nesse Programa. Objetivou conhecer como e por que a Música passou a fazer parte de um Programa que visa selecionar candidatos aos cursos de graduação da UnB. A metodologia usada é a História Oral temática com análise de documentos. Os resultados indicaram a atuação e argumentação de representantes das áreas de Artes e da Música em particular em conselhos representativos na UnB (Prof. Vicente Carlos Martinez Barrios e prof. Conrado Jorge Silva de Marco), bem como nas comissões de áreas do PAS. Indica também as três fases distintas pelas quais a área de música passou nesses dez anos de PAS, inicialmente com área optativa dentro da grande área Artes, seguida pela possibilidade de retirada do Programa, e finalmente, implementada como área obrigatória para todos os alunos do PAS. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The present study deals with the inclusion of Music as a subject in the Serial Assessment Program - PAS, from the University of Brasilia - UnB. It approaches the issues of its insertion and history in this program. The purpose of the study has been to assess HOW and WHY Music became part of a program that aims to select candidates to the undergraduate courses of UnB. The method employed consisted on the analysis of documents produced by the Centre for Selection and Promotion of Events - CESPE, from UnB, as well as interviews using Thematic Oral History. The results demonstrate that the insertion of Music in PAS is due to the presence of members of the Institute of Arts of UnB in the meetings of the Centre for Teaching, Research and Extension - CEPE, from UnB, and to the intervention of those individuals - professor Vicente Martinez and professor Conrado Silva - who argumentated, according to the current academic view, that the Arts (Music, Theatre and Visual Arts) are each a field of knowledge that collaborate in the general education of the individual. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional - música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música na educação | - |
Título: dc.title | A música no programa de avaliação seriada da Universidade de Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: