Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sales, Márcia Barros de | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Selma dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Sergio Antônio Andrade de | - |
Autor(es): dc.creator | Sales, André Barros de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:51:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:51:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16371 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893987 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência da criação de recursos didáticos de informática básica para pessoas idosas. Nessa pesquisa, utilizou-se o design centrado no usuário objetivando torná-los mais acessíveis, precisos, concisos e inteligíveis para esses usuários. Este estudo envolveu a participação de 116 idosos, a maioria mulheres, com média de idade de 65 anos, apresentando escolaridade e classe social heterogêneas, todos concluintes do projeto de extensão "Oficinas de Informática para a Terceira Idade", entre 2008 a 2010, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram desenvolvidos dois recursos didáticos: um material didático impresso e duas videoaulas. Estes recursos didáticos foram avaliados pelo público-alvo por meio de questionários e com base em uma série de experimentos construídos em conjunto com estes usuários. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This article aims to present an experience report on the creation of basic computer teaching resources for seniors. In this research, we used user-centered design seeking to make them more accessible, accurate, concise and intelligible to those users. This study involved 116 seniors, mostly women, with a mean age of 65 years, with heterogeneous education and social classes, all graduates of the extension project "Computer Workshops for Seniors", between 2008-2010, of the Federal University of Santa Catarina. We developed two educational resources: a printed teaching material and two video classes. These educational resources were evaluated by the target audience through questionnaires and based on a series of experiments built with those users. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Gama (FGA) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação - Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41656/. Acesso em: 4 jun 2014. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - recursos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Título: dc.title | Design centrado no usuário : criando recursos didáticos para idosos | - |
Título: dc.title | User-centered design : creating didactic resources for seniors | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: