"Eu tenho esse preconceito, mas eu sempre procurei respeitar os meus alunos" : desafios da formação continuada em gênero e sexualidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWeller, Wivian-
Autor(es): dc.creatorPaz, Cláudia Denís Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:51:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:51:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893960-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014-
Descrição: dc.descriptionEsta tese parte do contexto dos cursos de formação continuada oferecidos para profissionais de educação da rede pública de ensino do Distrito Federal nas temáticas de gênero e sexualidade, a fim de refletir sobre possibilidades de mudanças no trabalho pedagógico. O percurso desenvolvido nesta investigação foi traçado a partir do pressuposto da pesquisa qualitativa reconstrutiva, especificamente da interpretação como princípio do Método Documentário aplicado aos grupos de discussão (BOHNSACK, WELLER, 2010). A análise está centrada em grupos de discussão que foram organizados e realizados com profissionais da educação básica com características diversas (formação profissional, tempo de serviço na educação, idade, etc.), e buscou contemplar os seguintes objetivos: analisar as concepções dos/as profissionais da educação básica do Distrito Federal sobre gênero e sexualidade e a relação dessas concepções com seu trabalho pedagógico; conhecer a formação inicial e trajetória profissional desses/as profissionais de educação básica; identificar a participação dos/as profissionais em cursos de formação continuada nas áreas de gênero e sexualidade; identificar como é desenvolvido o trabalho pedagógico em gênero e sexualidade na escola. Para pensarmos políticas e ações de formação continuada para profissionais de educação é importante que suas percepções sejam reveladas porque a mudança no trabalho pedagógico (IMBERNÓN, 2009; NÓVOA, 1991), no caso das temáticas: gênero (SCOTT, 1995; LOURO, 1996), sexualidade (FOUCAULT, 2007; BUTLER, 2003) e homossexualidade (BORILLO, 2010), envolvem questões intelectuais (conhecimento), emocionais (constituição pessoal), valores e crenças. É possível afirmar que são oferecidos diferentes cursos abordando as questões de gênero e sexualidade. Contudo, a abrangência ainda é pequena com relação à quantidade de profissionais que compõem o quadro da rede pública de ensino. A maioria dos/as profissionais de educação demonstram preconceito em suas falas, mesmo quando, a princípio apresentem um discurso politicamente correto. A heterossexualidade aparece nos discursos como "a norma" e demonstram não "aceitar" a homossexualidade, apesar de afirmarem respeitar os/as estudantes, confirmando seus preconceitos. Essa pesquisa revela que existe um caminho que é percorrido quando um fato ocorre com as crianças nos anos iniciais, relacionada à sexualidade, considerada "problema". A criança é encaminhada para direção da escola ou para orientação educacional, existe uma conversa com a criança, em seguida a família é convocada e comunicada sobre o fato. Os grupos de discussão realizados apresentaram concepções diferenciadas com relação à sexualidade, dependendo da etapa em que os/as professores/as atuam e demonstraram preocupações diferentes com relação aos/às estudantes. Nos Anos Iniciais, a concepção das professoras é que as crianças não possuem sexualidade. Portanto, desenvolver um projeto na área, pode "aflorar" para a sexualidade prematuramente. No Ensino Médio, a sexualidade limita-se à homossexualidade, talvez por isso a dificuldade de falar sobre o assunto. A análise dos dados possibilitou perceber a predominância do argumento de que é preciso que as escolas possuam um/a especialista que trate das questões de gênero e sexualidades, uma vez que as/os professores/as não conseguem lidar com as temáticas. A necessidade de formação, tanto inicial quanto continuada, nas áreas de gênero e sexualidades foi constatada neste estudo, primeiro devido à dificuldade de encontrar profissionais que tivessem essa formação. Em segundo lugar, pelos discursos realizados/as pelos profissionais, pautados no preconceito e na homofobia. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis theory breaks of the context of the courses of formation continued offered for professional of education of the public network of education of the Federal District in the themes of kind and sexuality, in order to reflect about possibilities of changes in the pedagogical work. The journey developed in this inquiry was sketched from the budget of the reconstructive qualitative research, specifically of the interpretation as beginning of the Documentary Approach applied to the groups of argument (BOHNSACK, WELLER, 2010). The analysis is centered in groups of argument that were organized and carried out with professionals of the basic education with diverse characteristics (on-the-job training, time of service in the education, age, etc.), and sought to contemplate the following objectives: analyze the conceptions the professionals of the basic education of the Federal District about king and sexuality and the relations of those conceptions with his pedagogical work; know their initial formation and professional path; identify the participation of the professionals in courses of formations continued in the areas of kind and sexuality; identify how is developed the pedagogical work in kind and sexuality in the school. In order to think politics and actions of continued formation for professionals of education is important that their perceptions are revealed because the change in pedagogical work (IMBERNÓN, 2009; NÓVOA, 1991), in case of the themes, kind (SCOTT, 1995; BLOND, 1996), sexuality (FOUCAULT, 2007, BUTLER, 2003) and homosexuality (BORILLO, 2010), involve intellectual questions (knowledge), emotional (personal constitution), values and beliefs. It is possible to affirm that there are different courses approaching the questions of kind and sexuality offered. However, the comprehensiveness is still small regarding the quantity of professionals that compose the chart of the public net of education. The majority the professionals of education show prejudice in their speaks, even when, to beginning present a politically correct talk. The heterosexuality appears in theirs speeches as “the norm” and it shows not “accept” the homosexuality, in spite of will affirm to respect the them students, confirming the prejudices. That research reveals that the groups of argument carried out presented conceptions differentiated regarding the sexuality, depending on the phase in that them act and showed different worries with students. In the Initial Years, the conception of the professors is that infants do not possess sexuality. Therefore, develop a project in the area, is able to “emerge” for the sexuality prematurely. In the secondary education, the sexuality limits-itself to the homosexuality, perhaps by that the difficult of speak about the matter. The analysis of the facts enabled the perception of the predominance of the argument that is necessary that the schools possess an specialist that tries the questions of kind and sexualities, since the professors are not going to deal with the themes. The need of formation, so much initial as much as continued, in the areas of kind and sexualities was established in this study, first due to the difficulty of find professionals that had that formation. Secondly, by the talks carried out by the professionals lined in the prejudice and in the homophobia.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectHomofobia-
Palavras-chave: dc.subjectSexo-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa qualitativa-
Título: dc.title"Eu tenho esse preconceito, mas eu sempre procurei respeitar os meus alunos" : desafios da formação continuada em gênero e sexualidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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