Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ralha, Célia Ghedini | - |
Autor(es): dc.creator | Okimoto, Carolina Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:51:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:51:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47754 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893885 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | - |
Descrição: dc.description | A institucionalização dos Núcleos de Inovação Tecnológica tem sido fundamental para incentivar a inovação, promovendo mudanças significativas nos procedimentos das instituições de pesquisa e viabilizando a transferência de tecnologia da universidade para a indústria. Nesse sentido, um exemplo de sucesso é o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (NITCDT/UnB), o qual gerou um montante de R$ 62,4 milhões com a comercialização de patentes entre 2016 e 2022. Contudo, faz-se necessário verificar a existência de oportunidades de melhoria no processo. Neste trabalho, realizamos um estudo de caso com o objetivo de analisar a percepção de pesquisadores, docentes da UnB e colaboradores do NITCDT/UnB sobre gestão de propriedade intelectual e transferência de tecnologia na UnB. Inicialmente, foram estudados os fundamentos teóricos relacionados ao tema de transferência de tecnologia e realizada uma revisão da literatura utilizando o método da Teoria do Enfoque Meta-analítico Consolidado. A revisão revelou como frentes atuais de pesquisa as tecnologias verdes, empreendedorismo universitário, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e fatores internos das instituições. Na sequência, foi realizado um estudo empírico com método de análise quantitativo e qualitativo utilizando um processo de coleta de dados com uma entrevista e dois questionários. O Questionário A foi destinado aos pesquisadores da UnB e o Questionário B aos colaboradores do NITCDT/UnB. Os resultados do estudo identificaram barreiras e facilitadores no processo de gestão da propriedade intelectual e na transferência de tecnologia na UnB, destacando-se desafios como a alta rotatividade de pessoal, falha na comunicação entre o NITCDT/UnB e os pesquisadores, além da necessidade de promover uma cultura mais efetiva de propriedade intelectual. Adicionalmente, foi evidenciado que o papel de um coordenador de inovação é fundamental como um facilitador, fortalecendo a cultura de propriedade intelectual e uma comunicação mais assertiva. A superação das barreiras detectadas tem o potencial de incrementar as receitas da instituição, aprimorando o desempenho de forma global, ressaltando a importância de uma abordagem estratégica para efetivamente alcançar o pleno potencial da universidade. | - |
Descrição: dc.description | The institutionalization of Technological Innovation Centers has been fundamental in encouraging innovation, promoting significant changes in the procedures of research institutions and enabling the transfer of technology from universities to industry. In this sense, an example of success is the Technological Innovation Center of the Technological Development Support Center of the University of Brasília (NITCDT/UnB), which generated an amount of R$ 62.4 million from the commercialization of patents between 2016 and 2022. However, it is necessary to verify the existence of opportunities for improvement in the process. In this work, we carried out a case study with the objective of analyzing the management of intellectual property and technology transfer at UnB through the perception of teachers and collaborators at NITCDT/UnB. Initially, technology transfer concepts were studied, and a literature review carried out with the Consolidated Metaanalytical Approach Theory method. The results revealed green technologies, university entrepreneurship, intellectual property, technology transfer and internal factors of the institutions as current research fronts. Subsequently, an empirical study was carried out with a quantitative and qualitative analysis method using a data collection process with an interview and two questionnaires. Questionnaire A intended for researchers at UnB and Questionnaire B for collaborators at NITCDT/UnB. The results of the study identified barriers and facilitators in the process of managing intellectual property and technology transfer at UnB, highlighting challenges such as high staff turnover, failure in communication between NITCDT/UnB and researchers, in addition to the need for promote a more effective intellectual property culture. Additionally, identified that the role of an innovation coordinator is fundamental as a facilitator, strengthening the intellectual property culture and more assertive communication. To overcome the detected barriers might increase the institution’s revenue, improving performance, highlighting the importance of a strategic approach to effectively reach the university’s full potential. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Economia (FACE ECO) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Propriedade intelectual - gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação universidade-indústria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade de Brasília. Núcleo de Inovação Tecnológica | - |
Título: dc.title | Transferência de tecnologia e gestão da propriedade intelectual : um estudo de caso na Universidade de Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: