Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite Filho, Paulo Amilton Maia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Filho, Gilberto Magalhães da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:51:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:51:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18036 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18036 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893818 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2015. | - |
Descrição: dc.description | O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) representa uma iniciativa integrada das administrações tributárias federal, estadual e municipal, visando à modernização sistemática do cumprimento das obrigações acessórias pelas empresas. Representa, paralelamente ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, uma grande mudança na área contábil com impactos legais, operacionais e profissionais. O contador moderno precisa acumular muitos conhecimentos e o Sped tem exigido por parte desses profissionais o domínio das ferramentas tecnológicas, assim como das normas e legislações que norteiam a profissão contábil. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo medir o conhecimento dos profissionais de contabilidade do município de João Pessoa a respeito do Sped. A amostra da pesquisa foi formada por 209 profissionais de contabilidade que responderam a um questionário com 14 questões (itens) de múltipla escolha, validado por especialistas. A partir das ferramentas da Teoria Clássica dos Testes, foram realizadas as validações dos itens e do teste, fazendo uso da correlação ponto bisserial e do alfa de Cronbach. Em relação à correlação ponto bisserial, os resultados mostraram que, em geral, os itens apresentaram bom poder de discriminação e o item que apresentou maior índice de discriminação foi a questão que trata da obrigatoriedade da entrega dos livros fiscais em formato digital. Já a análise do alfa de Cronbach se mostrou adequada conforme a literatura pertinente, com p-valor = 0,678, indicando boa consistência interna do instrumento da pesquisa. Para mensurar o traço latente (conhecimento), utilizou-se o modelo de 1 parâmetro (Rasch) da Teoria de Resposta ao Item, que considera que as respostas de um sujeito dependem apenas do seu traço latente e do parâmetro de dificuldade de cada item. O resultado do modelo mostrou que os itens mais difíceis foram: 1 – Orientações observadas na elaboração da Escrituração Contábil Digital (ECD); 3 – Plano de Contas Referencial; e 8 – Processo de arquivamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que demandavam maior conhecimento dos participantes. Em contrapartida, os itens: 12 – Empresas obrigadas à Escrituração Fiscal Digital (EFD) na Paraíba; e 11 – Documentos escriturados na EFD, apresentaram menor parâmetro de dificuldade. Quando considerado o conhecimento (ɵ) de cada participante, este se mostrou insatisfatório, uma vez que mais de 50% dos respondentes apresentaram escore de conhecimento inferior a -8,26 e 75% dos participantes obtiveram escore menor que 68,05, em uma escala que vai de -300 a +300. Os achados da pesquisa podem se justificar pelo fato de que a implantação do Sped está sendo um processo gradativo, que ainda não está concluído e não se estende a todas as empresas, sendo esperado que isso ocorra em 2015. | - |
Descrição: dc.description | Public Digital Bookkeeping System (Sped) is an integrated initiative of federal, state and local tax administrations, aimed at systematic modernization of compliance of ancillary obligations by business. It represents, parallel to the process of convergence with international accounting standards, a big change in accounting with legal, operational and professional impacts. Modern accountant needs to accumulate a lot of knowledge, and Sped has required by these professionals mastery of technological tools, as well as rules and laws that govern the accounting profession. Given the above, this study aimed to measure the knowledge of accounting professionals in the city of João Pessoa about Sped. Research sample was formed by 209 accounting professionals who answered a questionnaire with 14 questions (items) of multiple choice, validated by experts. From tools of Classical Theory of Tests, validations of items and test was performed, using point biserial correlation and Cronbach’s alpha. Regarding biserial point correlation, results showed that, in general, items showed good discrimination power and the item with the highest index of discrimination was the question that deals with obligation of delivery of tax books in digital format. Analysis of Cronbach’s alpha was adequate according to relevant literature, with p-value = 0.678, indicating good internal consistency of research instrument. To measure latent trait (knowledge), the model of 1 parameter (Rasch) of Item Response Theory was used, which considers that the responses of a subject depend only on its latent trait and the parameter of difficulty of each item. Model output showed that most difficult items were: 1 – Guidelines observed in development of Digital Accounting Bookkeeping (ECD); 3 – Referential Accounting Plan; and 8 – Electronic Invoice (NF-e) archiving process, which demanded greater knowledge of the participants. However, the items: 12 – Companies obliged to Digital Tax Bookkeeping (EFD) in Paraíba; and 11 – Documents carried in EFD, had lower parameter of difficulty. When considering knowledge (ɵ) of each participant, this proved unsatisfactory, since over 50% of respondents had knowledge score less than -8.26 and 75% of participants had scores lower than 68.05, in a scale from -300 to +300. Research findings can be justified by the fact that implantation of Sped is being a gradual process, which is not yet complete and does not extend to all businesses, being expected this to happen in 2015. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria de resposta ao item (TRI) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contadores - prática profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) | - |
Título: dc.title | Nível de conhecimento dos profissionais de contabilidade em relação ao sistema público de escrituração digital por meio da teoria de resposta ao item | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: