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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Els, Rudi Henri van | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Alex do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:51:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:51:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38368 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893763 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, Programa de Pós-graduação em Sistemas mecatrônicos, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Os sistemas híbridos têm sido amplamente estudados por causa da necessidade mundial de se criar veículos mais eficientes e menos poluentes. No campus Gama da UnB há uma bancada feita para estudos de sistemas de propulsão híbrida. Ela foi construída a partir de um motor de combustão interna de dois cilindros e 800 CC. Este motor que foi acoplado a um motor elétrico sem escovas de fluxo axial. No atual estágio de desenvolvimento da bancada há a necessidade de se criar um sistema de acionamento do motor elétrico, processo que passa pela identificação do motor. Esse trabalho trata da descrição, identificação e da criação de um sistema de acionamento para esse motor elétrico. Um inversor trifásico e um driver de transistores foram construídos para acionar o motor e também foi necessária a aplicação de um conjunto de sensores que auxiliam a operação da máquina. Um microprocessador, o ATmega328p, foi aplicado para operar o motor coordenando toda a relação entre sinais de entrada e saída. Foi realizada uma análise do circuito magnético do motor para identificar o fluxo magnético que atravessa os gaps da máquina e para encontrar possíveis estruturas de fuga de fluxo no desenho. Essa análise magnética também permitiu a realização de uma simulação que considera conceitos eletromagnéticos e dinâmicos. A simulação foi importante para prever alguns resultados e verificar a validade da sequência de acionamento do motor. No final foi obtido um sistema funcional que foi capaz de dar partida à bancada com baterias de 12 V típicas de carros. O uso de sensores de corrente e de velocidade permitiram uma análise da performance do motor na bancada. Como resultado o motor na bancada apresentou um torque de partida da aproximadamente de 56 Nm e uma velocidade de regime da ordem 600 rpm. | - |
Descrição: dc.description | Hybrid systems have been widely studied because of the world’s need for creating more efficient and less polluting vehicles. On the UnB Gama campus there are a workbench made for hybrid propulsion systems studies. This experimental set was built from a two-stroke internal combustion motor. This motor was conjoined to an axial flux DC brushless motor. At the actual development stage there is a need to create a drive system for the electric motor and this process passes through the identification of the motor for a proper design. This work shows an description, identification and design of a driver system for the electric motor in the workbench. A three-phase inverter and a gate driver were built to operate the motor. It was also necessary to design a set of sensors for a proper system operation. The microprocessor ATmega328p was used for motor control and sensor integration. A magnetic circuit analysis was done for measure the magnetic flux in the machine gap and to show the leakage flux in the motor design. This magnetic analysis also allowed a simulation to be carried out that takes into account electromagnetic and dynamic concepts and was important to predict some results and verify the validity of the motor activation sequence. In the end a functional system was obtained that was able to start the bench with 12V batteries typical of cars. the use of current and speed sensors allowed an analysis of the engine’s performance on the bench. As a result, the engine on the bench had a starting torque of approximately 56Nm and a speed of 600 rpm. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores elétricos de corrente contínua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas híbridos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores - sistemas de propulsão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inversores elétricos | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um sistema de acionamento e monitoramento para motor elétrico em sistema híbrido | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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