A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o ensino de biologia no Ensino Médio remoto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Alice Melo-
Autor(es): dc.contributorGati, Christiano Del Cantoni-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Cândida Ivi Marcovich de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:51:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:51:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893733-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um estudo de como a metodologia Aprendizagem Baseada em Design pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia de estudantes do Ensino Médio de uma Instituição de Ensino da Rede Pública do Distrito Federal. A questão problematizadora é como manter o interesse e o engajamento dos estudantes, assim o objetivo é analisar como a metodologia pode contribuir no ensino de Biologia por meio de criação e aplicação de jogos digitais sobre vírus e fungos utilizando uma abordagem investigativa. Os jogos foram divididos em três fases e o diferencial foi um feedback explicativo para cada alternativa de cada questão, onde o estudante assimila de forma lúdica o assunto de uma forma bem próxima a sua realidade. Os jogos foram apresentados no formato formulários Google e foram aplicados duas vezes com temas diferentes. Os resultados das duas aplicações foram parecidos e os jogos parecem ter influenciado positivamente os estudantes, o feedback explicativo foi apontado como a principal ferramenta para melhorar o entendimento e em geral, os estudantes acharam divertido e motivador. Por intermédio dos dados obtidos nesta pesquisa, é possível reconhecer que os estudantes conseguiram uma maior motivação na realização de atividades relacionadas ao conteúdo de vírus e fungos, por estar em formato de jogo. Aponta-se a relevância desse estudo, pois abordagem metodológica se encaixa perfeitamente no Novo Ensino Médio, podendo compor os Itinerários Formativos, Disciplinas Eletivas e atividades baseadas em metodologias ativas, facilitando o engajamento e protagonismo dos estudantes no ensino de Biologia.-
Descrição: dc.descriptionThis study intends to analyze how the Design-Based Research methodology can contribute to the biology teaching-learning process of high school students from a Public Education Institution, in the Federal District. The problematizing question is how to maintain the interest and engagement of students, so the objective is to analyze how the methodology can contribute to the teaching of Biology through the creation and application of digital games about viruses and fungi using an investigative approach. The games were divided into three phases and the differential was an explanatory feedback for each alternative in each question, where the student assimilates the subject playfully in a manner that is very close to their reality. The games were presented in Google forms format and were applied twice with different themes. The results of the two applications were similar and the games seem to have positively influenced the students, the explanatory feedback was pointed out as the main tool to improve understanding and, in general, the students found it fun and motivating. Through the data obtained in this research, it is possible to recognize that the students achieved greater motivation in carrying out activities related to the content of viruses and fungi, due to the game format. The relevance of this study lies in the methodological approach that fits perfectly in the New High School, being able to compose the Training Itineraries, Elective Subjects, and activities based on active methodologies, facilitating the engagement and protagonism of students in the teaching of Biology.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Biológicas (IB)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino investigativo-
Título: dc.titleA influência do jogo digital em abordagem investigativa para o ensino de biologia no Ensino Médio remoto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.