Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Sidney | - |
Autor(es): dc.creator | Mantovani, Juliana Estanislau de Ataíde | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:51:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:51:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35727 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893711 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese é conduzida pela proposta principal de analisar a obra do escritor surrealista André Breton, com ênfase central em Nadja (1928), a partir da perspectiva dos Estudos Intermidiáticos (CLÜVER, 1997, 2001 e 2006; RAJEWSKY, 2012) e dos Estudos Fotoliterários (MONTIER, 2008 e 2015). Dessa forma, o intuito primeiro destes estudos girava em torno do relevante questionamento acerca dos efeitos de sentidos poéticos gerados pelas relações fotoliterárias presentes nessa obra surrealista, apoiando-nos nas análises da utilização das fotografias inseridas na obra bretoniana publicada em 1928. Para justificar nosso trajeto investigativo, fundamentamo-nos na histórica relação entre as artes, em especial entre as artes da imagem e da palavra, o que julgamos primordial para encabeçar nossas interpretações. Após verificados os liames entre a literatura e a imagem, passamos a desconfiar e a averiguar as especificidades do contato material entre a fotografia e a literatura. Nas fronteiras da intertextualidade, da intericonicidade e das associações artísticas, procuramos portanto discutir e analisar a fusão fotoliterária nos textos bretonianos partindo das bases metodológicas dos estudos interartísticos, intermidiáticos e sobretudo fotoliterários. Acerca da problemática inicial relativa às funções e ao funcionamento geral das fotografias no todo dessa obra, buscamos investigar tais fotografias em termos de ilustração em complementariedade, cujo resultado é o da ampliação dos significados literários e fotográficos. A partir das implicações midiáticas, semióticas e filosóficas advindas da fotografia, nossas verificações levaram-nos a vislumbrar, no terreno dessa primeira narrativa bretoniana, dois pontos nodais de conjunção entre a arte literária e a fotográfica, eixos poéticos nos quais alicerçamos nossa leitura e que justificaram os exames aqui empreendidos: o instantâneo e o traço, para nós elementos estruturantes da obra fotoliterária Nadja. Nesse sentido, estes estudos visaram finalmente a contribuir com a crítica consolidada da obra bretoniana, focalizando as análises das interferências entre o texto e a fotografia e acrescentando assim à crítica brasileira os seus componentes fotoliterários pouco explorados até então. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This thesis is driven by the main purpose of analyzing the work of the surrealist writer André Breton, with main emphasis on Nadja (1928), from the perspective of the Intermedia Studies (CLÜVER, 1997, 2001 and 2006; RAJEWSKY, 2012) and the Photoliterary Studies (MONTIER, 2008 and 2015) as well. This way, the first intention of these studies was aimed at raising relevant questionings about the effects of the poetic senses generated through the photoliterary relations present in this surrealist masterpiece, based on the analysis of photos inserted in this specific work of Breton published in 1928. To justify our investigative trajectory, we ground ourselves in the historic relations between arts, especially between the art of images and of words, which we judge to be primordial in heading our interpretations. After checking the bond between literature and image, we started to think twice and verify the specificities of the material contact between photography and literature. Exploring the boundaries of intertextuality, inter-iconicity and the artistic associations, we intended to discuss and analyze the photoliterary fusion in the texts of Breton, grounded in the methodological basis of the inter-artistic, inter-media and above all, photoliterary studies. In what concerns the initial issue, which related to the roles and the general functions of the photos throughout the whole work, we aimed at investigating these photos in terms of illustration in complementarity, leading to broader literary and photographic meanings. From the media, semiotic and philosophical implications that came from photography, our checks led us to foresee, in the field of this first narrative of Breton, two main junctional points between the literary and the photographic art, poetic axes in which we base our readings and that justified the assessments here foretaken: the snapshot and the trace, to us structuring elements of the photoliterary work Nadja. For that matter, these studies finally intended to contribute with the consolidated criticism towards the work of Breton, focusing the analysis in the interferences between text and photography and adding, this way, to the Brazilian criticism, the photoliterary components aforementioned, little explored up to now. | - |
Descrição: dc.description | Cette thèse est motivée par la proposition principale d’analyser le travail de l’écrivain surréaliste André Breton, en mettant l’accent sur Nadja (1928), du point de vue des Études Intermédiales (CLÜVER, 1997, 2001 et 2006; RAJEWSKY, 2012) et des Études Photolittéraires (MONTIER, 2008 et 2015). De cette manière, le premier objectif de ces études tournait autour du questionnement pertinent sur les effets des sens poétiques générés par les relations photolittéraires présentes dans cet ouvrage surréaliste, en nous appuyant dans l’analyse de l’utilisation des photographies insérées dans l’ouvrage bretonien publié en 1928. Pour justifier notre parcours de recherche, nous nous basons sur la relation historique entre les arts, en particulier entre les arts de l’image et du mot, relation que nous considérons fondamentale pour les interprétations faites dans ce travail. Après avoir examiné les liens entre la littérature et l’image, nous avons commencé à nous méfier et à déterminer les spécificités du contact matériel entre photographie et littérature. Aux frontières de l'intertextualité, de l'intericonicité et des associations artistiques, nous cherchons donc à discuter et à analyser la fusion photolittéraire dans les oeuvres de Breton à partir des bases méthodologiques des études interartistiques, intermédiales et surtout photolittéraires. Concernant la problématique initiale des fonctions et du fonctionnement général des photographies dans l’ensemble de cet ouvrage, nous cherchons à étudier ces photographies en termes d’illustration en complémentarité, dont le résultat est l’amplification des significations littéraires et photographiques. En partant des implications médiatiques, sémiotiques et philosophiques de la photographie, notre étude nous ont permis de voir, dans le contexte de ce premier récit bretonien, deux points nodaux de conjonction entre l’art littéraire et l’art photographique, des axes poétiques sur lesquels nous basons notre lecture et qui ont justifié les analyses entreprises ici : l’instantané et la trace, qui sont pour nous des éléments structurants de l’oeuvre photolittéraire Nadja. En ce sens, ces études ont eu, enfin, le but de contribuer à la critique consolidée de l’ouvrage d’André Breton, en centrant les analyses des interférences entre le texte et la photographie et en ajoutant ainsi à la critique brésilienne ses composantes photolittéraires peu explorées jusqu’à maintenant. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Breton, André, 1896-1966 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surrealismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografias | - |
Título: dc.title | O instantâneo e o traço : por uma poética fotoliterária em Nadja, de André Breton | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: