O planejamento da cidade e a mobilidade urbana, uma combinação sustentável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Rômulo José da Costa-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Geraldo Freire-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:51:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:51:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31814-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31814-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893662-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho mostra as relações entre a forma da cidade, o uso e a ocupação do solo por um lado e a mobilidade urbano pelo outro, demonstrando que o planejamento integrado da cidade promove a sustentabilidade nos aspectos econômico, social e ambiental. Os conceitos principais que fundamentam o estudo são o desenvolvimento urbano orientado aos transportes e a captura do valor da terra, sendo que o trabalho verifica sua aplicabilidade na realidade brasileira com indicação de mudanças necessárias na legislação urbana nacional. Este trabalho propõe também uma metodologia de análise da oferta e demanda dos transportes em uma área urbana. Para demonstrar os conceitos e a metodologia são apresentados dois estudos de caso, um para a Estação Shopping do metrô de Brasília e um para a cidade Boa Esperança - MG.-
Descrição: dc.descriptionThis work shows the relationship between city form, land use and occupation on the one hand, and urban mobility on the other, demonstrating that integrated city planning promotes sustainability in economic, social and environmental aspects. The main concepts underlying this study are transit-oriented development and land value capture, wherein the study verifies its applicability in Brazilian reality indicating necessary changes in the national urban legislation. This paper also proposes a methodology for analyzing transport supply and demand in an urban area. In order to demonstrate the concepts and the methodology, two case studies are presented, one for the subway shopping station in Brasilia and one for the city of Boa Esperança – MG.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade urbana-
Título: dc.titleO planejamento da cidade e a mobilidade urbana, uma combinação sustentável-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.