Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hungaro, Edson Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Piantino, Thaís Coury | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:51:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:51:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49359 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893606 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação apresenta possibilidades de aplicação da educação estética e da educação dos sentidos como recursos para o desenvolvimento de uma formação omnilateral e de uma consciência crítica. Em Marx, o conceito de omnilateralidade aparece nos manuscritos de Paris como uma oposição à unilateralidade imposta pelo modelo de produção capitalista ao desenvolvimento do ser humano. O termo deriva do adjetivo alemão allseitig e pode ser traduzido como “polimórfico”, “universal”, “completo”, “geral”, também pode associar-se à palavra allseits que significa de todos os lados, plenamente. A estética, numa perspectiva marxista, é apresentada como uma categoria fundamental para o desenvolvimento humano e, por conseguinte, da sensibilidade, do senso crítico e da compreensão da realidade. Nesse sentido, buscamos aqui correlacionar o desenvolvimento da sensibilidade artística com o processo de formação para a emancipação humana. As aulas de educação física – que tem sua especificidade ancorada na cultura corporal – podem ser um importante estímulo à formação humana sensível, crítica, humanista e socialmente orientada para a construção de uma sociedade justa e igualitária, uma vez que têm a possibilidade de contribuírem para uma educação dos sentidos humanos. | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation presents possibilities for applying aesthetic education and the education of the senses as resources for the development of omnilateral training and critical awareness. In Marx, the concept of omnilaterality appears in the Paris manuscripts as an opposition to the unilaterality imposed by the capitalist production model on human development. The term derives from the German adjective allseitig and can be translated as “polymorphic”, “universal”, “complete”, “general”, it can also be associated with the word allseits which means from all sides, fully. Aesthetics, from a Marxist perspective, is presented as the fundamental category for human development and, therefore, for sensitivity, critical sense and understanding of reality. In this sense, we seek here to correlate the development of artistic sensitivity with the training process for human emancipation. Physical education classes – which have their specificity anchored in body culture – can be an important stimulus to sensitive, critical, humanistic and socially oriented human formation for the construction of a just and egalitarian society, since they have the possibility of contributing to an education of the human senses. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física - formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética marxista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação crítica | - |
Título: dc.title | Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: